Preparar, apontar, fogo: Curso feminino de tiro anima final de semana
Ícaro Abreu Barbosa 07/04/2022 13:43 - Atualizado em 08/04/2022 15:33
Em uma situação de defesa pessoal ou residencial, tanto faz se o tiro for disparado por uma mulher de 50kg ou por um jovem forte de 25 anos: desde que o alvo seja acertado, a arma de fogo é um instrumento de equidade de forças. Pensando nisso, alguns instrutores de armamento e tiro de Campos e região elaboraram o Curso Feminino de Operador de Pistola e Revólver. A ideia é trazer a mulherada para dentro do mundo do tiro, dentro de um país onde as armas estão cada vez mais sendo desmistificadas e comercializadas legalmente. O curso vai ter duração de 13 horas e 50 vagas foram abertas, 32 delas confirmadas até o momento. Essas mulheres serão divididas em duas turmas, uma no sábado e outra no domingo (9 e 10 de abril). O local escolhido para a instrução foi o Clube de Tiro de Cardoso Moreira e para facilitar o acesso, o transporte de van até o local está incluso no pacote do curso, assim como o café da manhã que irá sustentar o treinamento das guerreiras. O público diz estar animado, assim como os quatro instrutores responsáveis pela empreitada.


Um deles é Zeca Russiano, de 40 anos. Ele ressalta a importância de um curso preparado especificamente para mulheres, “que vem ganhando cada dia mais seu espaço em todos os esportes, não sendo diferente no tiro esportivo”. As alunas irão voltar com outra mentalidade do treinamento, garante Zeca, que antecipa: “diversas formas de disparo serão ensinadas no curso. Os 50 disparos serão divididos entre o tiro parado, tiro em movimento, tiro sentado e tiro veicular... assim elas terão um pouco de conhecimento de todas essas posições e, em uma situação de defesa real, poderão aplicar aquilo que será ensinado neste final de semana”.


Campos é uma cidade historicamente ligada ao tiro esportivo e conta com um dos clubes mais antigos do Brasil. Mas por aqui, segundo estudos do pesquisador e policial federal Roberto Uchôa, as mulheres foram responsáveis apenas por 0,9% das aquisições de armas realizadas pelo caminho da Polícia Federal, no ano de 2018: os números podem ter aumentado um pouco, mas não muda o fato da existência de uma ideia pré-fabricada de que tiro e armas são “coisas de homem”.

– Queremos reforçar que a mulher é poderosa e por isso iniciamos esse projeto: para que as mulheres que passarem por ele possam competir com os homens aqui em Campos. Hoje as mulheres ocupam lugares nos pódios nacionais e internacionais, e queremos trazer isso para nossa região – explicou Zeca, brincando ao final – ... os maridões podem acompanhar, mas só pra segurar as bolsas de suas companheiras.


A comerciante, advogada e professora de Xadrez, Fernanda Fernandes, diz estar animada: “Meu pai foi militar e as armas sempre foram vistas com normalidade dentro da minha casa, apesar disso nunca atirei e agora que tive a oportunidade de apreender a manusear e disparar, penso que nada melhor que um curso para saber como me virar em uma situação de necessidade. Além do mais, depois do susto que você toma com o primeiro disparo, o tiro se torna uma atividade extremante divertida”.


O curso contará com um “belíssimo café da manhã”, de acordo com o organizador e também irá fornecer noções básicas de defesa pessoal e primeiro-socorros para as participantes campistas. A única exigência é a maioridade das participantes. O valor cobrado é de R$600, com várias opções de pagamento disponibilizadas pelos responsáveis para facilitar ao máximo o acesso. As inscrições podem ser feitas até essa sexta, com encerramento às 15h, através do WhatsApp do instrutor Zeca Russiano: (22) 99809-3085.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Ícaro Abreu Barbosa

    [email protected]

    Convido você para embarcar nesse safári jornalístico. Com um arsenal repleto de escárnio, ira e desespero, vamos desbravar os pesadelos de uma aldeia e de um mundo tomados pelo caos.