Frango-d'água-azul é resgatado pelo GAM em edifício no Parque Santo Amaro
- Atualizado em 06/04/2022 18:58
O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou, nesta quarta-feira (06), um frango-d'água-azul, no Parque São Caetano. O animal estava na recepção de um prédio, quando foi avistado por moradores. A soltura foi feita na Lagoa do Vigário, em Guarus. Assustado, o animal estava relativamente arisco no momento do resgate, segundo a equipe. 
De acordo com o coordenador do GAM, Ralph Xavier, o animal é um macho adulto e não é comum ser avistado em áreas urbanas, principalmente dentro de um prédio. “Ele permaneceu no local onde foi avistado de manhã até o momento do resgate. É um animal que pode ser avistado em todo o Brasil, sendo mais comum no Nordeste. Vive em lagos e áreas pantanosas. É uma ave migratória, por isso, sua ampla distribuição em todo o território nacional”, explica Ralph Xavier.
O frango-d'água-azul é uma espécie de ave aquática da família dos ralídeos. Se alimenta de insetos aquáticos, anfíbios, peixinhos, aranhas e sementes. Para a reprodução, o ninho é feito em terrenos pantanosos, à base de gramíneas, ou em pés de arroz, um pouco acima da água.
Entre os animais silvestres que mais são resgatados pelo GAM, estão o gambá, pássaros e cobras de diferentes tipos, como a papa-pinto, jiboia e cega. Outras espécies também foram resgatadas no ano passado, como gavião carijó, coruja, tamanduá mirim, jaguatirica, cágado, gato maracajá, coelho silvestre, entre outros.
O GAM pode ser acionado por meio dos telefones 153, (22) 98175-0785 ou (22) 98175-0758.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS