Câmara de SJB impõe derrota a Carla Machado na eleição da Mesa Diretora
Derrota para Carla em SJB
A Câmara de São João da Barra será presidida por Alan de Grussaí (Cidadania) no próximo biênio (2023/2024). Por 5 votos a 4 (que foram para Julinho Peixoto, PL), ele foi o escolhido pela maioria dos vereadores nessa quarta-feira (23), contrariando um acordo que a base, até então ampla maioria na Casa, tinha feito com a prefeita Carla Machado (PP), em dezembro de 2020. Pelo combinado, após os dois anos de Elísio Rodrigues (PL) à frente do Legislativo, já que ele foi o mais votado a vereador no grupo, assumiria o Legislativo Chico da Quixaba (PP), atual líder do Governo. Mas a conjuntura mudou e os vereadores resolveram não cumprir o acordo.
Reação a um “governo omisso”
O atual presidente da Câmara não poderia se candidatar novamente. No fim de 2020, a Casa aprovou uma emenda à Lei Orgânica impedindo que qualquer vereador disputasse à reeleição para o mesmo cargo na Mesa na mesma Legislatura. Em seu discurso, após a eleição, Elísio falou em desrespeito por parte da prefeita aos vereadores e fez duras críticas ao governo Carla, ao qual classificou como “omisso”. O presidente disse que ela descumpriu a promessa de que o atual mandato seria o melhor dos seus quatro, e que ações começaria ainda em 2021. Nas ruas da cidade, é verdade, a impressão é que o atual mandato, realmente, é o pior.
Chico perde, mas também cobra
Na visão de Elísio, e dos demais vereadores que impuseram a derrota a Carla na antecipada eleição da Mesa — Alan, Analiel Vianna (Cidadania), Franquis Areas (PSC) e Kaká (Podemos) —, uma vitória de Chico, atual líder do Governo, seria como se o Legislativo se alinhasse ainda mais ao Executivo. Para tentar manter a maioria na base, ele retirou sua candidatura e indicou o vereador Julinho como o nome governista a presidente. Foi seguido pelo próprio Julinho, Junior Monteiro (Cidadania) e Sonia Pereira (PP). No fim, Chico chegou a cobrar que o grupo vencedor não se transforme em uma oposição que venha a prejudicar a população.
Tabuleiro para 2024
A sessão de votação da Mesa foi longa. A base governista tentou fazer com que a eleição fosse adiada. A última cartada foi tentar reprovar a ata da sessão anterior, mas a maioria (5 a 4) rejeitou. A Câmara dividida pode, realmente, impor dificuldades ao Executivo. Vale lembrar o famoso “G5” que atuou contra o governo Carla, no 2º mandato. Para Chico, que ressaltou em vários momentos o que considerava traição dos colegas, o movimento é uma antecipação do debate sobre a sucessão municipal. Elísio, embora negue a liderança da articulação, levou a Mesa com seu grupo. E não nega ser pré-candidato a prefeito, com ou sem o apoio de Carla.
Confirmado
Ainda sobre SJB, a tradicional festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, contará com as atividades religiosas e também com a retomada das atrações recreativas neste ano de 2022. As celebrações católicas serão entre 17 e 25 de abril. Já a programação recreativa aguarda a posição da Prefeitura em relação aos shows. Com a pandemia, em 2020, a festa foi o primeiro grande evento suspenso no município. Agora, é o que marca a volta deles, com a autorização do município. Na última semana, SJB zerou as internações por Covid-19 e no último decreto com as medidas de restrições, desobrigou o uso de máscaras e liberou eventos em geral.
Em Campos
O município de Campos comemora na segunda-feira, 28 de março, 187 anos de elevação à categoria de cidade. Além das atividades culturais (como mostra a capa da Folha Dois), o dia será marcado por inaugurações. A programação de aniversário começa às 8h e se estende durante todo dia. A solenidade contará com cerimônia de hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional e do município pela Banda da Guarda Civil Municipal. Às 8h, na sede da Guarda, serão entregues 10 veículos 0KM. Às 11h, o prefeito Wladimir inaugura a nova Brinquedoteca do Hospital Ferreira Machado (HFM).
Comemoração
A agenda de eventos pelo aniversário da cidade continua. Às 12h, comemoração das 500 mil refeições servidas no Restaurante do Povo, que serve por dia 1.500 refeições gratuitamente. Às 13h, tem visita guiada no Museu Histórico de Campos, no Centro. Dentro da programação, também, serão entregues duas obras de reforma de unidades escolares. Às 14h, será a Creche Escola Irmã Dulce, no Parque São Benedito e, às 16h, a Escola Municipal Alcebíades Candiano, em Ponta da Lama. Na inauguração da escola, também, haverá apresentação especial de aniversário da cidade com o Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta).
Facultativo
Prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD) convidou a todos para que participem das atividades neste 28 de março. “Está chegando o aniversário da nossa cidade, que comemora 187 anos de muitas histórias e conquistas. Na segunda-feira, teremos uma programação especial, com várias ações importantes para a construção de uma nova história para Campos. Não fique de fora e participe com a gente”, disse. A maioria dos servidores do município terão folga no dia para acompanhar as comemorações, já que no Diário Oficial dessa sexta-feira (25) foi decretado ponto facultativo na segunda, exceto para os serviços essenciais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS