Implantado em nossa região o serviço de Cardiopatia Congênita
18/06/2021 17:46 - Atualizado em 18/06/2021 17:53
Não foi fácil nem se deu num piscar de olhos. Ao contrário, há mais de 10 anos um grupo de médicos vem envidando exaustivos esforços para dotar o interior do Estado do Rio de Janeiro de serviço especializado no combate à Cardiopatia Congênita – doença caracterizada pela má formação estrutural do coração e que responde por elevado percentual de mortes em crianças recém-nascidas.
Contudo, o Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, Noroeste Fluminense, acaba de dar um passo gigantesco para reverter esse quadro dramático, montando em suas dependências estrutura de alta tecnologia para que as crianças portadoras de cardiopatias congênitas tenham acesso a diagnóstico, tratamento e cirurgia cardiovascular pediátrica de alta complexidade, que muitas vezes se faz necessária logo após o nascimento.
A Folha da Manhã fica duplamente gratificada em dar a auspiciosa notícia, tendo em vista ter sido o primeiro veículo de comunicação a abraçar a campanha, em texto de página inteira, onde o jornalista buscou esmiuçar todos os ângulos do assunto. Nesses anos, várias outras matérias foram feitas pela Folha, entre elas a impactante “Morte por Espera”, de grande repercussão.
Ressalve-se, até agora só o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, no Rio, disponibiliza esse serviço, o que importa numa fila que varia de 3 a 8 meses, quando muitas crianças precisam da intervenção dias após o nascimento. Daí, o alto índice de mortalidade.
O médico Herbert Rosa Pires destaca a excelência do São José do Avaí em procedimentos de alta complexidade, como cirurgia cardíaca, transplante hepático, cirurgia bariátrica, entre outros. Herbert sublinha, ainda, que em menos de oito meses foi possível credenciar o serviço junto ao SUS, "o que não é fácil e mostra a credibilidade do hospital."
Rosa Pires informa que os procedimentos estão previstos para iniciar já em julho. “Penso que o serviço de Cardiopatia Congênita do SJ do Avaí não será apenas uma referência estadual, mas, muito provavelmente, o hospital terá status de referência nacional, porque a gente vai conseguir operar crianças do Brasil inteiro. Gostaria de aproveitar o ensejo para agradecer ao Dr. Eugênio Carlos Tinoco, Diretor-Geral do Hospital, e ao Dr. Carlos Petrucci, Diretor-Técnico, cujo profissionalismo e sensibilidade permitiram que o sonho virasse realidade”. – concluiu.
O blog cumprimenta o cirurgião cardiovascular-pediátrico Herbert Rosa Pires Jr – um dos especialistas mais conceituados da área e que há cinco vem atuando no Hospital de São José do Rio Preto (SP), maior centro especializado na área do Brasil, – por estar desde os anos 2010 à frente do movimento que agora se torna realidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]