Após decisão do TSE, defesa de Lula apresenta novo pedido ao STF
10/09/2018 10:45 - Atualizado em 11/09/2018 13:56
PT diz que vai insistir na candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva até último instante
PT diz que vai insistir na candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva até último instante / Divulgação
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta segunda-feira (10), um novo pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ampliar o prazo de substituição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida à Presidência da República.
O objetivo mais imediato é adiar o prazo de substituição desta terça (11) para o próximo dia 17 de setembro, segunda-feira da próxima semana. O pedido será analisado pelo ministro Celso de Mello, responsável pelo caso no STF.
Os advogados haviam feito o mesmo pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A presidente da Corte, Rosa Weber, negou prorrogar o prazo, mas enviou o recurso extraordinário, que discute a inelegibilidade do petista, para apreciação do STF.
“Não há como aguardar a análise do tema [recurso extraordinário] pelo plenário desta Corte. Não há tempo. Ou se tem uma decisão até o próximo dia 11 de setembro — deadline imposto pelo acórdão recorrido, em outra guinada jurisprudencial — ou a candidatura de Lula será enterrada viva”, afirmou a defesa.
A defesa também pediu que Celso de Mello leve ao plenário do STF um pedido para suspender, de forma provisória (liminar), a decisão do TSE que rejeitou sua candidatura, de modo a permitir a Lula disputar as eleições deste ano.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS