Programa de geração de emprego
08/09/2018 17:54 - Atualizado em 11/09/2018 14:48
Fomentar o crescimento econômico no município, proporcionando a geração de novos empregos, contribuindo para aumentar a receita financeira de Campos, são alguns dos desafios, que a nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Campos- Acic – busca implantar na região. Para isso, o diretor Leonardo Castro de Abreu e sua equipe entenderam que oferecer palestras é um caminho para ampliar o mercado.
Esse conhecimento poderá ser adquirido a partir do programa Startup Weekend, que será realizado na sala de multimídia da Acic, no período de 21 a 23 de setembro. O maior evento de educação empreendedora e formação de startups do mundo volta a acontecer em Campos, pelo segundo ano consecutivo. Serão 54 horas de aprendizado ao longo de um final de semana onde empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unirão para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups.
“O evento tem por objetivo compartilhar as ideias entre os participantes ao longo do evento, contribuindo para essa troca de experiência geral e da comunidade, sem ter a preocupação que alguém vai se apoderar da sua ideia, mas que juntos o grupo se fortalece e possa sair do campo da ideia, dando um passo para concretizar”, explicou o vice-presidente da Acic, Mauricio Cabral.
A diretoria da Acic e representantes do poder público municipal como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha, da superintendência de Ciência e Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto, da superintendência do Fundo de Desenvolvimento - Fundecam, Rodrigo Lira, o gerente do Sebrae, Gilberto Soares e Henrique da Hora, da TEC Campos, já foram recebidos pelo organizador do evento, Raphael Castro Souza, que apresentou a proposta.
Essa é a segunda edição do Startup Weekend na Região Norte do Rio de Janeiro. O evento já aconteceu em mais de 700 cidades e mais de 13 mil startups já foram criadas a partir do evento. Além disso, mais de um terço dessas startups continuam ativas mesmo após 3 meses do evento.
O encontro contará com a participação de empreendedores, mentores, jurados, investidores e muito mais. A intenção do programa é que as pessoas se conheçam e troquem conhecimentos para implantar empresas que visem o desenvolvimento, além de construir relacionamentos com os mentores e aprender também com seus colegas.
— O evento pretende ser um espaço de colaboração para compartilhar, aprender, construir e se divertir. Esse conhecimento poderá ser adquirido a partir do processo de imersão do Startup Weekend que é interessante para todos os jovens — destacou Mauricio Vicente Cabral. (A.N.)
Campista acreditou e planeja investimento
O analista de computação, Gabriel Silva Costa, 25 anos, foi um dos campistas que acreditou no Programa Startup Weekend e participou da primeira edição do evento no Norte Noroeste do Estado. “Eu tive uma experiência fantástica com os mentores renomados que deram dicas excelentes. Meu grupo criou o projeto Startup de Economia Colaborativa para Material Esportivo, onde as pessoas compartilham os equipamentos disponíveis gerando uma receita. Mas, infelizmente o projeto não decolou, mas o conhecimento que adquiri só veio a somar para meu crescimento profissional e até pessoal. Vou participar novamente e quem sabe ter novas ideias de investimento”, destacou o jovem Gabriel.
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS