Folha Turismo - Ilhéus, Bahia
*Filipe Aquino 10/09/2018 18:31 - Atualizado em 12/09/2018 13:57
Divulgação
Com o mais extenso litoral entre os municípios da Bahia, Ilhéus foi fundada em 1536 como “Vila de São Jorge dos Ilheos”, e elevada à cidade em 1881.
É conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como “Gabriela, Cravo e Canela” e “Terras do Sem Fim”. É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a “Princesinha do Sul”. Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias.
Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas, depois da enfermidade conhecida como vassoura-de-bruxa, que infestou as plantações, reduziu consideravelmente a sua produção.
Divulgação
Conhecida também como “IOS”, sigla que respeita a grafia antiga do nome da cidade, “São Jorge dos Ilheos”, que é utilizada nos bilhetes de transporte aéreo. A cidade tem cerca de 200 mil habitantes e está entre as sete cidades mais populosas da Bahia (após Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro e Itabuna).
Ilhéus abriga um importante pólo de informática do Estado, além de ser centro regional de serviços junto com Itabuna. Sedia o Aeroporto Jorge Amado, que é portão de entrada para destinos muito procurados, como Itacaré, Canavieiras, Ilha de Comandatuba, Itabuna e a própria cidade de Ilhéus.
O centro da cidade se localiza em uma ilha formada pelos rios Almada — que se inicia na Lagoa Encantada, que apresenta belas paisagens e elevado nível de preservação ambiental —, Cachoeira Itacanoeira (ou Fundão) e ainda pelos canais Jacaré e Itaípe.
Como pontos turísticos estão as praias dos Milionários, Havaizinho e Olivença, os rios do Engenho e Almada com seus manguezais, a Lagoa Encantada e o próprio Centro Histórico da cidade (dentre outros) justificam plenamente uma visita a Ilhéus e os hotéis resorts que recebem turistas do Brasil e exterior.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS