Balanço positivo da devolução de embalagens vazias de agrotóxicos
10/09/2018 16:50 - Atualizado em 11/09/2018 18:14
A secretaria municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana divulgou o balanço do volume de embalagens vazias de agrotóxicos para destinação correta que foram recolhidas no município. De acordo com o secretário da pasta, Ilzomar Soares, mais de uma tonelada de material foi encaminhada para uma empresa sediada em São Paulo, responsável pelo processo de reciclagem.
Ascom - SFI
“A pesagem total para destinação final das embalagens vazias atingiu 1.300 kg. Na Sema, foram entregues 400 kg e 900 kg em outros postos de recolhimento. Classificamos a ação, em parceria com a secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, de bastante produtiva”, revelou o secretário.
Soares explicou o motivo pelo qual o volume diminuiu em relação à campanha realizada no ano passado, que arrecadou aproximadamente 2.300 kg. “Em 2017 havia um estoque de embalagens no campo, mas, a partir de agora, com a limpeza que fizemos, passaremos a ter um recolhimento compatível com a utilização de material durante o período de um ano. Percebemos também a utilização de menos defensivos invasivos, o que demonstra maior conscientização por parte dos agricultores”, ressaltou, acrescentando:
“Vamos tentar dar continuidade a esse trabalho também no ano que vem, através de uma data pré-elaborada. É uma vitória contribuir com esta ação, já que muita gente em SFI usava as embalagens de agrotóxicos como recipiente de água para consumo humano e animal, colocando em risco a saúde deles. Os agricultores recebem um comprovante da entrega ficando regularizados junto ao Instituto Estadual do Ambiente (IEA) em relação à destinação final das embalagens de agrotóxicos”, destacou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS