Bebês gêmeos morrem afogados em piscina de casa, em Búzios
Dora Paula Paes 19/01/2024 15:00 - Atualizado em 19/01/2024 19:20
Meninos foram levados para o IMl de Cabo Frio
Meninos foram levados para o IMl de Cabo Frio / Foto: Mariana Couto/Inter TV
Dois bebês de 1 ano e 4 meses morreram após caírem e se afogarem em uma piscina da casa onde moravam, em Búzios, na Região dos Lagos. Os meninos eram irmãos gêmeos. A tragédia aconteceu na quinta-feira (18) e o Conselho Tutelar e a Polícia Civil foram acionados para acompanhar o caso.

Até a manhã desta sexta-feira (19), os corpos dos irmãos estavam no Instituto Médico Legal de Cabo Frio aguardando liberação.

As crianças foram socorridas pela mãe com a ajuda de uma outra pessoa, e foram levadas para o Posto de Urgência do Bairro Rasa. Na unidade de saúde, eles passaram por manobras de reanimação e foram encaminhados para o Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé, mas não resistiram.
Dicas do Corpo de Bombeiros- de prevenção de afogamento em piscinas residenciais

Os afogamentos em casa podem ser evitados:

Se você tem piscina em casa, é fundamental que você instale grades, cercas ou que coloque redes de proteção. Isso vai impedir que bebês e crianças caiam na água por causa de algum descuido.

Outro fator importante é evitar deixar brinquedos na piscina, as crianças ficam atraídas e acabam querendo pegá-los, se afogando.

A corporação também não recomenda o uso de bóias de braço e de cintura. Elas facilmente podem escapar e a criança vai se afogar. Dê preferência aos coletes salva-vidas infantis homologados pela Marinha do Brasil.

Se a sua piscina tem ralos, utilize sempre os dispositivos anti-aprisionamento, eles vão impedir que o cabelo e partes do corpo das crianças fiquem presas em caso de contato direto.

Além das piscinas, existem outros riscos dentro da nossa casa, principalmente para os bebês. Não deixe o vaso sanitário aberto, baldes ou banheiras com água, mesmo que a quantidade seja pouca, eles já podem se afogar nessas condições.

O afogamento é silencioso, por isso é fundamental o monitoramento 100% do tempo em cima das crianças. Não se distraia com telefone celular ou com qualquer outra atividade paralela. A melhor forma de prevenção é vigiá-los o tempo todo.

Estar preparado para emergências também é importante, se puder faça treinamentos de reanimação a afogados. Presenciando qualquer emergência acione imediatamente o Corpo de Bombeiros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS