Troca de comando no 5º Grupamento de Bombeiros
Ícaro Abreu Barbosa - Atualizado em 24/02/2021 15:55
O comando do 5º Grupamento de Bombeiros (5º GBM) foi alterado. O tenente-coronel Joelson de Oliveira, de 44 anos, assumiu o comando do grupamento na manhã desta quarta-feira (24) e agora é responsável pela cobertura dos bombeiros em Campos, São Fidélis, São João da Barra e Cambuci. O tenente-coronel Joelson está há 21 anos na corporação. Ele deixou o comando da Regional de Defesa Civil (Redec) Noroeste para enfrentar o novo desafio.
Quem deixou o comando, após 8 meses no cargo, foi o coronel Charbio Marchett Pinho de Guijarro. Ele agradeceu, emocionado, a oportunidade de comandar o 5º GBM e declarou a experiência adquirida servirá para superar qualquer desafio que lhe for imposto. O coronel Guijarro cumprimentou o novo comandante, desejou-lhe sucesso e fez menção honrosa à alguns companheiros de caserna. Por fim, o antigo comandante também se despediu de sua ‘força de trabalho’ – como chama seus subordinados – e comentou sobre o sucesso e aprovação da população de sua área de comando.
– Foi quase um ano de muito trabalho e realizações, desde março de 2020. Conseguimos recursos pessoais, financeiros e viaturas. O trabalho vai continuar e o pensamento é, e sempre será, institucional – destacou o coronel Charbio Guijarro.
O novo comandante tenente-coronel Joelson fez a revista da tropa, concluindo a troca de comando, e falou um pouco sobre o novo desafio que irá enfrentar:
– Sempre é uma emoção e uma honra comandar um grupamento desse porte. É uma grande responsabilidade. Minha ideia é agregar com experiência, que eu já tive como comandante da defesa civil de Itaperuna, e somar. Essa experiência também me fez conhecer melhor essa região que vou comandar e por isso, somado com o vigor da nossa tropa, prestaremos o melhor serviço possível para a região - concluiu o novo comandante do 5º GBM.
A experiência parece não faltar ao novo comandante, que já está há 21 anos na corporação. No seu currículo, Joelson exibe, cargos de comando, títulos, cursos concluídos e ministrados, entre eles: Pós graduação em gerência operacional; mestrado em segurança e defesa civil, pela UFF; já foi comandante da Defesa Civil em Italva; da Redec Noroeste; é instrutor de cursos de Resgate e Salvamento com Cães e de Avaliação de Danos; além de ter atuado como Chefe de Estado Maior do Comando de Bombeiros de Área 4 - Região Norte Noroeste.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS