Fluminense e Flamengo começam a decidir Estadual neste domingo
Matheus Berriel 10/07/2020 18:37 - Atualizado em 24/07/2020 19:03
Divergências nos bastidores e superação do Flu aumentaram o peso dos clássicos
Divergências nos bastidores e superação do Flu aumentaram o peso dos clássicos / Lucas Merçon-Fluminense
Discordâncias em relação à volta do futebol e aos direitos de transmissão, além da recém-disputada final da Taça Rio, vencida nos pênaltis pelo Fluminense, acirraram a rivalidade do Tricolor com o Flamengo, que teve seu favoritismo desbancado na última quarta-feira (8). Neste domingo (12), os clubes começam a decidir o Campeonato Estadual, às 16h, no Maracanã, novamente com portões fechados. O jogo de volta está marcado para quarta-feira (15), às 21h30, no mesmo local e também sem público. Não há vantagem para uma das equipes.
Autor do gol tricolor durante o tempo regulamentar na final da Taça Rio, o lateral Gilberto disse não se incomodar com o status de favorito do Flamengo.
— Futebol é feito de fases, acho que o Fluminense já viveu essa fase de favoritismo em clássicos. Realmente, essa fase do Flamengo, que eles viveram no ano passado, é uma fase boa, e a gente reconhece. Isso aí não incomoda — afirmou o atleta em entrevista coletiva na sexta-feira (10), ressaltando, contudo, as condições do Fluminense de sair novamente vitorioso. — Acho que de maneira alguma você pode menosprezar um adversário, ainda mais se tratando de clássico. O Fluminense tem uma história muito grande, muito bonita no futebol, e tem que ser respeitado — pontuou.
Herói da conquista do segundo turno nos pênaltis, com duas cobranças defendidas, o goleiro Muriel valoriza o feito, mas prega olhar para frente.
— Temos mais duas decisões. A gente já está 100% focado no clássico. Temos que usar tudo o que passou como força, ainda mais com o título. Isso gera muita confiança, sim. Mas, a gente acredita muito no nosso potencial, acredita no trabalho que está sendo feito, e sabe que tem que ir crescendo a cada dia, a cada jogo que passa. A gente vem de praticamente três semanas de trabalho no campo, jogamos quatro jogos. Então, isso é algo único. Depois desse tempo todo parado, enfrentar essa sequência de desafios, de jogos de mata-mata, não é fácil, mas a gente é acostumado a se superar e vai entrar com força total para buscar a vitória mais uma vez — enfatizou o goleiro.
Durante a preparação para as finais, o técnico Odair Hellmann mantém segredo sobre a estratégia. Ao Seleção SporTV, na sexta, despistou sobre se manterá o estilo de jogo que parou o Flamengo.
— De um jogo para o outro, mesmo que você peça e treine para repetir, cada jogo tem sua história. Qualquer coisa que aconteça no primeiro minuto pode mudar toda a movimentação de uma partida. E também não posso te confirmar, viu? Porque se for manter a mesma estratégia (risos)... Mas, certamente, o Flamengo é uma equipe que tem poucas vulnerabilidades, te dá poucas situações para você conquistar espaço, criar dificuldades — disse o técnico.
Certo no Fluminense é que o atacante Fred continuará fora do time. Diagnosticado com um problema no olho esquerdo, ele precisará passar por uma cirurgia. Substituído no intervalo no jogo anterior, Evanilson fez exame e não está lesionado. Portanto, deve estar à disposição para jogar.
No Flamengo, se o cenário é de incertezas fora das quatro linhas, com o técnico Jorge Jesus sendo sondado pelo Benfica, dentro das quatro linhas a escalação tende a contar com força máxima. O atacante Bruno Henrique, que deixou o Fla-Flu anterior com um edema na panturrilha, teve lesão descartada. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS