Escritório técnico do Inepac em Campos vai abranger também o Noroeste Fluminense
Matheus Berriel 16/07/2020 21:01 - Atualizado em 24/07/2020 18:33
Visita técnica do Inepac no Museu Histórico de Campos
Visita técnica do Inepac no Museu Histórico de Campos / Genilson Pessanha
Aconteceu na tarde desta quinta-feira (16) a visita técnica do diretor geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Claudio Prado de Mello, ao Museu Histórico de Campos, que sediará um escritório técnico do órgão estadual. Foi oficializado durante reunião que o escritório, além do Norte Fluminense, abrangerá também a região Noroeste do Rio de Janeiro.
— O Cláudio realizou uma visita técnica para conhecer o espaço destinado ao escritório técnico do Inepac no Museu. Aproveitamos e realizamos uma reunião com os envolvidos nessa campanha de instalação do escritório técnico do Inepac aqui em nossa cidade — disse a diretora do Museu Histórico, Graziela Escocard. Além dela e de Cláudio, também participaram da reunião um segundo representante do Inepac; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, Genilson Paes Soares; e o arquiteto Humberto Neto das Chagas, escolhido para chefiar o escritório, como informou a Folha em 10 de julho.
Segundo Graziela, a reunião serviu para serem definidos os trâmites burocráticos e detalhes da inauguração do escritório técnico, ainda sem data definida, seguindo as recomendações de prevenção à Covid-19. Também estiveram na pauta temas relacionados a bens com potencial para tombamento pelo Inepac em Campos e região. Está prevista para o dia 15 de setembro uma exposição no Museu Histórico alusiva aos 99 anos do Mercado Municipal, que está com processo de tombamento adiantado.
— Combinamos também uma outra vinda do Cláudio, para conhecer o sítio arqueológico de Manguinhos, localizado em São Francisco de Itabapoana. Precisamos preservar e mapear nossos sítios arqueológicos — comentou a diretora do Museu Histórico. — Em nome da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e de sua presidente, Cristina Lima, agradeço todo o empenho da secretária de Cultura e Economia Criativa do estado, Danielle Barros, que tem voltado a atenção para o interior do Rio. A instalação do escritório técnico será um ganho enorme para nossa região Norte e Noroeste Fluminense — pontuou.
Visita técnica do Inepac no Museu Histórico de Campos
Visita técnica do Inepac no Museu Histórico de Campos / Genilson Pessanha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS