Novo Reitor Vai Tomar Posse na UniRedentor
21/07/2020 15:36 - Atualizado em 21/07/2020 15:51
BNB EM 1ª MÃO
Toma posse em breve como titular da reitoria uniredentoriana, o mineiro de Belo Horizonte, Joaquim Cunha, 36 anos de idade.
QUEM É JOAQUIM CUNHA
Engenheiro de Produção pela UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor Otimização para Sistemas de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFMG, Joaquim antes  concluiu  o Mestrado em Produção e Logística na mesma IES.
 
 
Tem larga experiência na indústria ocupando cargos de gestão como Gestor da Qualidade, Gerente de Produção e Gerente Geral.
   
Joaquim Cunha
Joaquim Cunha / Arquivo UniRed
Foi consultor em inúmeros projetos de Melhorias em Processos e de Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
Na docência , tem longas  passagens  em cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia e Gestão.
 
 
Líder na Afya, grupo que cresce de modo vertiginoso no país, do qual faz parte a UniRedentor,  desde novembro de 2019, era Diretor Geral da Faculdade Santo Agostinho em Itabuna-BA, até vir para Itaperuna, onde já está morando e assume a reitoria da UniRedentor a partir do próximo dia 27.
 Foi membro do Colégio de Instituições de Ensino de Engenharia do CREA-MG, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais de 2013 a 2018 exercendo mandato de Coordenador Estadual na gestão 2017/2018.
Em 2017 participou ativamente das discussões para elaboração das novas DCN- Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, participando dos Fóruns promovidos pela  ABENGE-Associação Brasileira de Educação em Engenharia.
No biênio 2017 e 2018,  foi  membro efetivo, do  GT-Grupo de Trabalho criado pelo CREA-MG, intitulado "Estruturas Curriculares e Atribuições Profissionais", para discutir a formação das competências em Engenharia, criação e avaliação dos currículos e respectivas concessões de atribuições profissionais.
LITERATURA TÉCNICA
 É um dos autores do livro “Cartilha: Cadeias Produtivas do Estado de Minas Gerais. 1. ed. Belo Horizonte: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Minas Gerais, 2017. v. 1. 144p” e do capítulo Percurso do Aprendizado de Sucesso do Aluno de Engenharia cursando disciplina na modalidade EAD, do livro “USO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONTRA EVASÃO E REPROVAÇÃO NA ENGENHARIA”. 1ed.Beau Bassin, Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2018, v. , p. 50-64.
 Em sua Tese de Doutorado (2017) apresentou um estudo dos indicadores de qualidade oficiais do Ensino Superior no Brasil e propôs um método de otimização para ganhos de desempenho no IGC- Índice Geral de Cursos, por meio  da gestão das indicações docentes.
A síntese dos resultados obtidos foi publicada em janeiro de 2018 no periódico "International Journal of Production Economics" (Qualis A1 para o grupo Engenharias III e Fator de Impacto 3,493) em trabalho intitulado "A linearized model for academic staff assignment in a Brazilian university focusing on performance gain in quality indicators".
NOTA DO BNB-Blog NinoBellieny
Belo Horizonte levou o itaperunense André Raeli, recente reitor da UniRed, e Itaperuna recebe o belorizontino Joaquim Cunha. A Educação de ambas as cidades e do país, sai ganhando. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]