Professor de escola de Travessão conquista o prêmio nacional Educador Nota 10
20/07/2020 20:32 - Atualizado em 30/07/2020 19:35
Diogo Jordão Silva foi premiado pelo projeto Nos Trilhos da Democracia
Diogo Jordão Silva foi premiado pelo projeto Nos Trilhos da Democracia / Reprodução
Foram divulgados nesta segunda-feira (20), durante o "Encontro com Fátima Bernardes", da TV Globo, os vencedores do Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da educação básica brasileira. Entre os 10 vencedores está o professor Diogo Jordão Silva, do Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, em Campos, onde leciona geografia para o segundo ano do ensino médio. Com o projeto "Nos Trilhos da Democracia", Diogo ganha um vale-presente no valor de R$ 15 mil e segue na disputa pelo título de Educador do Ano.
— Estou muito feliz por essa conquista. Não imaginava que chegaria tão longe. Acredito que este resultado serve para mostrar que a escola pública resiste, mesmo com tantos desafios. Nossa ideia foi contribuir para a formação cidadã dos alunos, mostrando que eles são essenciais na transformação do lugar onde vivem — disse Diogo. — Sou apaixonado pela minha profissão, e esta premiação é o sinal de que estou no caminho certo. A docência é uma profissão cada vez mais difícil. Nem sempre o governo oferece as condições necessárias para realizar as atividades, e o nosso salário não condiz com o trabalho que temos. Mas, sou grato pela equipe diretiva do C.E. Nelson Pereira Rebel, que sempre busca o melhor para os professores e alunos. E, claro, agradeço aos meus alunos que acreditaram em mim e toparam desenvolver o projeto — comentou.
O professor de geografia  ensinou que o sistema democrático é feito de sujeitos atuantes e não apenas de votantes. Por meio de pesquisas no laboratório de informática e saídas de campo, os estudantes identificaram as carências estruturais e as demandas sociais do distrito de Travessão, para então analisar as políticas públicas que faltavam e propor soluções. Documentários e debates permitiram conhecer capítulos da Constituição Federal e direitos constitucionais como saneamento básico, saúde, educação e
transportes. Leituras, produção de dados, discussões e outras atividades práticas fizeram a turma compreender como funciona o regime político brasileiro e suas tensões, além de desenvolver a própria argumentação.
Durante o projeto, os estudantes entenderam o que, por que e como reivindicar. Junto com o professor, criaram o "Café com Política", evento para apresentar os dados pesquisados na comunidade, inclusive para a vereadora convidada Joilza Rangel (DEM), que levou as reivindicações à Câmara Municipal. Como resultado, demandas da saúde pública foram atendidas.
Outros projetos — Além de Diogo, outros nove educadores que desenvolveram experiências
pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos entre quase 4 mil inscritos pela Academia de Selecionadores – composta por grandes especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de
formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas. Além do Rio de Janeiro, os vencedores representam Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e São Paulo. Confira a lista completa dos selecionados em: premioeducadornota10.org.
Dos 10 projetos campeões, cinco são trabalhos realizados com alunos do ensino fundamental (somando anos finais e iniciais), três com turmas do ensino médio, um de gestão e outro com crianças bem pequenas. Já entre as disciplinas, são dois projetos de língua portuguesa, um trabalho de gestão
escolar e um com crianças bem pequenas. Completam a lista iniciativas de artes, educação física, Filosofia, matemática, geografia e física.
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. O prêmio reconhece e valoriza professores da educação infantil ao ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao longo das 22 edições anteriores, foram premiados 281 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,85 milhões em prêmios no total. A premiação tem patrocínio da Fundação Lemann, Somos
Educação e BDO, e apoio de Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, é associado ao Global Teacher Prize, prêmio internacional de educação, realizado pela Fundação Varkey.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS