Draga flutuante já retirou 800 caminhões de areia do Canal das Flechas
15/07/2020 11:21 - Atualizado em 30/07/2020 18:36
Limpeza do Canal das Flechas
Limpeza do Canal das Flechas / Divulgação
A draga flutuante para sucção de areia em Barra do Furado já realizou a retirada de 9,6 mil m3 de areia do Canal das Flechas, o equivalente a 800 caminhões. O início da operação foi há aproximadamente três semanas e a Prefeitura realizou o terceiro abastecimento de combustível nessa terça-feira (13). Por meio de cooperação técnica, a máquina foi enviada pela Petrobras à Colônia de Pescadores Z-19, em Farol de São Thomé, e atenderá às necessidades de cerca de 400 pescadores, entre Campos e Quissamã. À Prefeitura de Campos coube o abastecimento.
Embarcações já conseguem acesso ao Canal das Flechas, mas a previsão é de que se chegue a 3,5 m de lâmina dágua, favorecendo o trabalho de muitos trabalhadores. A draga atua oito horas por dia, com a retirada de 80 m3 de areia por hora, num total de 640m3 por dia. O diretor de Pesca de Campos, Marcos Valério, relata que essa é uma antiga demanda dos pescadores da região.
— Essa é uma reivindicação de muitos anos feita pelos pescadores. O prefeito Rafael Diniz entende que essa é uma grande conquista para região. A abertura do Canal das Flechas vai diminuir as despesas dos pescadores, já que muitos precisam fazer descarregamento em Macaé, por exemplo — relata Marcos Valério.
O diretor de Pesca ainda ressalta que Campos é um dos maiores pesqueiros de peixes finos do Brasil. A estrutura proporcionada pela abertura do Canal também tende a gerar investimentos na região. A draga flutuante é uma compensação por impactos ambientais causados pela Petrobras nas atividades pesqueiras em um de seus campos de produção de petróleo e gás.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS