Com aumento de casos de Covid-19, Prefeitura de São Fidélis volta a fechar comércio não essencial
Matheus Berriel 20/07/2020 19:32 - Atualizado em 30/07/2020 19:34
Com 565 casos confirmados de Covid-19 e 21 mortes causadas pela doença, São Fidélis terá o comércio considerado não essencial novamente fechado. O decreto publicado na noite desta segunda-feira (20) pela Prefeitura proíbe o atendimento presencial ao público em diversos estabelecimentos, inclusive em bares, lanchonetes, restaurantes, academias, salões de beleza, barbearias e toda atividade ou evento que resulte em aglomeração de pessoas ou compartilhamento de objetos que possam disseminar a infecção. Continua permitido o delivery (entrega em domicílio), mas foi vetada a modalidade de take-away (retirada no estabelecimento).
O decreto não afeta o atendimento em supermercados, mercados, açougues, peixarias, padarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos; lojas de venda de alimentação para animais; distribuidores de gás; lojas de venda de água mineral; postos de combustível; instituições bancárias, lotéricas e correios; funerárias; serviços de telecomunicações e de internet, todos considerados essenciais. Em clínicas médicas, laboratórios, consultórios odontológicos e afins, os atendimentos devem ser previamente agendados. Nas borracharias, oficinas mecânicas e lojas de autopeças, ficam permitidos apenas atendimentos urgentes. 
Nos supermercados, mercados e estabelecimentos congêneres, continua valendo o formato de rodízio de clientes. Pessoas com o CPF terminado em número par devem fazer suas compras em dias pares, enquanto pessoas com o CPF de número ímpar terão direito a comprar nos dias ímpares.  O horário de funcionamento fica estabelecido para de segunda a sábado, das 07h às 21h, e domingos e feriados, das 07h às 13h.
Todos os estabelecimentos com atendimento ao público devem viabilizar o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, criando mecanismos de informação e gerenciamento de filas e/ou distribuição de senhas de forma a evitar as aglomerações, seja dentro ou fora do prédio, agilizando ao máximo o atendimento, inclusive através de funcionário/colaborador disponível para orientação dos clientes. Também deve se intensificar as ações de higiene e limpeza. É exigido o uso de máscara.
Nesta segunda, São Fidélis teve o recorde diário de novos casos da Covid-19, com 34, subindo para 565. O boletim foi divulgado pela Prefeitura pouco após a publicação do decreto que fechou o comércio não essencial. A média proporcional no município é de um caso confirmado a cada 68,4 habitantes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS