Startup de professores campistas é selecionada para apresentação em evento internacional
24/06/2020 09:50 - Atualizado em 24/07/2020 18:49
Alber Neto e Alexandre Azeredo
Alber Neto e Alexandre Azeredo / Divulgação
A startup campista Skiuhub, criada pelos professores Alber Neto e Alexandre Azeredo, dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), integra um grupo seleto de 160 empresas de todo o mundo que serão apresentadas no Global Matching 2020, evento online que terá Hong Kong como sede, no mês de julho. Os idealizadores da startup também garantiram uma vaga no Collision from Home 2020, feira organizada pela realizadora dos maiores encontros de tecnologia do mundo, a Web Summit, que segue até quinta-feira (25). A Skiuhub também faz parte do Programa de Apoio a Startups da Prefeitura de Campos.
O Global Matching 2020 acontecerá entre os dias 16 e 23 de julho e vai oferecer o caminho para empresas do setor de tecnologia e investidores globais fecharem futuros negócios. No evento, Alber e Alexandre terão um stand virtual, com visitas agendadas, para apresentar a Skiuhub e ainda contarão com uma agenda extensa de atividades e palestras online. Já no Collision from Home 2020 serão mais de 100 horas de conteúdo, tendo entre os presentes Tedros Adhanom Ghebreyesus (diretor geral da Organização Mundial da Saúde), Justin Trudeau (primeiro ministro do Canadá), Shaquille O'Neal (ex-jogador de basquete norte-americano e investidor) e Brad Smith (presidente da Microsoft).
A plataforma virtual Skiuhub é uma rede profissional e um marketplace de cursos. “Para escapar da impessoalidade das aulas online, a nossa startup tem como objetivo ser um sinônimo de ensino presencial e de aula virtual 1 a 1 ao vivo, focando na experiência, prática e humanização das relações”, explicou Alber Neto. Hoje, de acordo com o docente, a Skiuhub é composta por uma equipe de 15 profissionais, de diferentes áreas, e mesmo durante a pandemia da Covid-19 continuam trabalhando de forma remota para que possam planejar, em breve, o lançamento oficial.
— Temos um time envolvido diretamente no desenvolvimento da tecnologia e dos aplicativos, de fato. Além disso, contamos com três bolsistas, sendo que dois são alunos do Isecensa, e um colaborador que mora na Alemanha, fazendo a gestão da qualidade do código. E ainda temos dois advogados campistas, que residem em São Paulo, para nos amparar nessa questão legal, muito importante para a evolução do modelo de negócio, a adequação para termos de uso e participação em editais de inovação — disse Alber.
Essa não é a primeira vez que os docentes do Isecensa participam de iniciativas internacionais representando a Skiuhub. Em 2019, foi a única startup brasileira presente no bootcamp (termo utilizado para definir centros de treinamento para empresas de tecnologia) promovido pela BootUp Ventures, aceleradora de negócios localizada no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Por lá, inclusive, já passou a Bytedance, empresa criadora da rede social TikTok. “Foi uma semana de um trabalho árduo, a fim de colocar nosso modelo de negócio à prova”, acrescentou professor Alexandre Azeredo.
Através das experiências em eventos renomados sobre tecnologia, os docentes, com a chancela da instituição de ensino, desenvolvem a cada período estratégias para aproximar os estudantes do empreendedorismo associado à inovação. No ano passado, o Isecensa lançou o Desafio EmpreendedorISE, que tem como objetivo convidar os alunos de todos os cursos a formar grupos, identificar problemas que atingem a população de Campos e, posteriormente, criar algo novo como solução. Além disso, a instituição oferece suporte aos alunos que tenham interesse em participar de editais de inovação, sendo que, neste ano, o professor Alber orientou 12 projetos que foram submetidos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do Programa Startup Rio. A divulgação dos 100 projetos selecionados deverá sair em meados de agosto e cada um receberá R$ 60 mil para auxiliar no desenvolvimento da iniciativa.
Fonte: Ímpar Comunicação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS