Apesar de chuva intensa, Defesa Civil não registra transtornos
Paula Vigneron 11/02/2020 10:11 - Atualizado em 18/02/2020 13:50
Previsão é de tempo chuvoso nesta terça
Previsão é de tempo chuvoso nesta terça / Paula Vigneron
Os municípios do Rio de Janeiro continuam em estado de alerta, iniciado nessa segunda-feira (10) e com previsão de duração até a tarde de sábado (15). Nas últimas 24 horas, em Campos, foram registrados 18,3 milímetros de chuva, concentrados entre a noite de segunda e a madrugada desta terça-feira (11). De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), a terça-feira na planície será de muitas nuvens, com curtas aberturas e pancadas de chuva localizadas, que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. A temperatura varia entre 24ºC e 29ºC.
O coordenador da Defesa Civil municipal, major Edison Pessanha, informou que, apesar das fortes pancadas de chuva registradas na cidade, não houve chamados de emergência e não foram constatados pontos de alagamento. Quanto ao rio Paraíba do Sul, o nível das águas, de acordo com medição feita nesta manhã, está em 7,05 metros. Para esta terça, a previsão é de que o volume da precipitação chegue a 30 milímetros.
— Não há riscos. Está tudo normal, mas a gente vai continuar monitorando a montante porque choveu muito. Vamos acompanhar os rios Pomba, Muriaé e Carangola, que surtem efeitos aqui. Desde a nascente do Paraíba do Sul, nós vamos monitorar. Choveu muito no Rio, choveu muito em São Paulo, e essa água deve chegar aqui amanhã (quarta-feira), entre a tarde e a noite. Vai chegar pelo Muriaé também. Vamos ver como será o comportamento dos dois rios nas próximas horas — explicou o coordenador, ressaltando que as chuvas registradas em Campos se concentraram mais nos distritos de Serrinha e Dores de Macabu.
Em casos de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.
Norte e Noroeste Fluminense — Assim como a previsão para Campos, de acordo com a Coordenadoria Regional da Defesa Civil da Região Norte e Noroeste, os municípios da região também permanecem sem risco de enchentes e alagamentos, apesar do alerta.
— A situação está dentro da normalidade. Começou a chover mais hoje (terça-feira), e a gente está monitorando o volume de água que pode cair nas cabeceiras. A previsão está na média de 30 milímetros para a região. Agora, temos que monitorar porque pode acontecer bem mais do que o esperado. Vamos monitorar, durante o dia todo, tanto a velocidade dos rios quanto a quantidade de chuva — adiantou o coordenador da Defesa Civil da Região Norte e Noroeste, coronel Joelson Oliveira.
Problemas — Em todo o Norte e Noroeste Fluminense, 10 municípios foram afetados pelas chuvas e cheia de rios e córregos no fim de janeiro. Oito deles tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal: Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e São Francisco de Itabapoana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS