Norte e Noroeste com previsão de chuva a partir desta segunda
Camilla Silva 10/02/2020 16:27 - Atualizado em 18/02/2020 13:48
Chove em Campos continua
Chove em Campos continua / Genilson Pessanha
Uma nova frente fria associada a um sistema de baixa pressão em alto-mar começou a se deslocar pelo litoral Fluminense nesta segunda-feira (10), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), trazendo a possibilidade de chuvas e ventos fortes no Norte e Noroeste Fluminense. O órgão emitiu alerta moderado para região pelas próximas 72 horas. Desde dezembro, vários municípios enfrentam problemas causados por inundações, alagamentos e deslizamentos de terra. Oito cidades tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal após cerca de 21 mil pessoas deixarem suas casas entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Em Campos, a previsão era de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir da noite desta segunda. As temperaturas caem, e a máxima, nesta terça (11), é de 26°C.
Juntos, a passagem dessa frente fria e o sistema de baixa pressão vão configurar um corredor de umidade entre a Amazônia e o estado do Rio de Janeiro, o que vai trazer ainda mais ar úmido na direção do estado, reforçando as áreas de instabilidades nos próximos dias. Por isso, a chuva pode ser forte, volumosa e mais generalizada, de acordo com o Monitoramento Climático Fluminense.
O CPTEC alertou que há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. “Localmente a chuva poderá ser intensa em curto período de tempo e vir acompanhada também de rajadas de vento de forte intensidade”, completou.
A frente fria chega nesta segunda, com mínima de 20°C e máxima de 26º em Campos. A tendência se mantém até, pelo menos, a próxima sexta-feira (14).
Problemas — Em todo o Norte e Noroeste Fluminense, 10 municípios foram afetados pelas chuvas e cheia de rios e córregos no fim de janeiro. Oito deles tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal: Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e São Francisco de Itabapoana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS