Erros e polêmicas frustram estudantes que fizeram o Enem 2019
29/01/2020 16:10 - Atualizado em 31/01/2020 16:39
Erros e polêmicas geram insegurança e frustração nos estudantes que fizeram o Enem 2019
Erros e polêmicas geram insegurança e frustração nos estudantes que fizeram o Enem 2019 / Divulgação/Educa Mais Brasil
A inconsistência gerada na correção dos gabaritos do Enem 2019 deixou muitos estudantes inseguros com o futuro, uma vez que alguns participantes tiveram suas provas corrigidas erradamente. Apesar de
esclarecimentos oficiais do Ministério da Educação, (MEC) na tentativa de tranquilizar os estudantes, muitos ainda não confiam que as notas divulgadas estejam corretas.
Os erros no Enem deixaram a estudante Ana Caroline, 17, insegura com o resultado que obteve na avaliação. Ela prestou o Enem pela primeira vez, no ano passado, para estudar Ciências Biológicas.
—Independentemente de terem autorizado a divulgação das notas eu não consigo acreditar que as provas de milhares de pessoas foram corrigidas. O prazo foi curto e ninguém tem garantia da segurança desse sistema— desabafa a estudante, que pensa em angariar uma bolsa de estudo caso sua nota não seja suficiente para os programas do governo.
Assim como Ana, milhares de estudantes continuam na expectativa pelos programas do governo. Mas para quem deseja garantir uma vaga e iniciar o ensino superior, ainda neste ano, há possibilidade de contar o apoio do Educa Mais Brasil, que disponibiliza bolsas de estudo em todo o país, com descontos que podem chegar a 70%. Tudo isso sem precisar da nota do Enem. Basta acessar o site e fazer a inscrição.
Após a polêmica do Enem, várias reclamações foram feitas nas redes sociais. Diante da situação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) reconheceu a falha e afirmou que as irregularidades foram verificadas nos dois dias de aplicação das provas, 3 e 10 de novembro de 2019.
De acordo com o MEC, a gráfica responsável pela impressão das provas associou incorretamente o caderno de questões à folha de respostas. Assim, quem fez prova de uma cor teve o gabarito corrigido como se fosse outra cor.
Fonte: Educa Mais Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS