Após grades roubadas, canaletas são fechadas com cimento na área central
Paula Vigneron 24/01/2020 07:54 - Atualizado em 31/01/2020 16:25
  • Parte das canaletas foi cimentada

    Parte das canaletas foi cimentada

  • Parte das canaletas foi cimentada

    Parte das canaletas foi cimentada

  • Parte das canaletas foi cimentada

    Parte das canaletas foi cimentada

Após sucessivos furtos das grades de ferro, parte das canaletas do sistema de drenagem no boulevard Francisco de Paula Carneiro (calçadão), em Campos, foi cimentada por equipes da Prefeitura nas últimas semanas. A área passa por reformas elaboradas pelo programa Viva o Centro, lançado em abril de 2019, que visa a modificar a estética do Centro, entre outros, por meio da retirada das canaletas, substituição dos postes, novo esquema de limpeza e recolhimento de lixo. A mudança recente, uma das previstas pelo projeto de revitalização, no entanto, não agradou a todos que transitam pela região. Outra melhoria esperada pela população, que ainda permanece sem prazo para início e conclusão, é a retirada dos postes e a instalação subterrânea da fiação. 
A jovem Karina dos Santos Ribeiro, de 22 anos, trabalha no Centro há um ano e meio. Ela comentou que a cimentação foi feita há algumas semanas. "Antes, já enchia, porque os bueiros são sempre sujos. Porém, por mais que estejam sujos, a água ainda consegue escoar. Pouco, mas consegue. Agora, nada. Aqui na frente, tem alagado muito. Quando chove, não tem para onde correr. Em frente ao Chá-chá-chá, fica cheio de água. E, quando alaga aqui, quase entra na loja. Não teve chuva em um período muito longo ainda, mas, se tiver, eu acho que vai entrar", declarou a vendedora.
Karina disse ter percebido que a mudança, que causou mais pontos de alagamentos no trecho do calçadão, atrapalhou o movimento no estabelecimento no qual ela trabalha. "As pessoas não passam por aqui. Elas preferem rodar pela outra rua porque não tem água. Aqui fica com muita água, com muita mesmo. O que eles (poder público) acharam que seriam melhor foi o pior. Está enchendo muito. Era melhor ficar com as grades, mas com limpeza diária, mas as pessoas estão tirando tudo. Inclusive, tem um esgoto aberto que está com uma tábua. Uma senhora já caiu. Aí, cimentaram. Não sei como quebraram. Aí, colocaram outra tampa de ferro, mas roubaram de novo. Agora, está apenas com a tábua por cima. Se alguém pisar, afunda e se machuca", contou.
O comerciante Luiz Cláudio Cardoso, de 57 anos, mantém um estabelecimento na área central há 35 anos. Para ele, as mudanças previstas para o Centro de Campos serão benéficas a toda a população. "A cimentação é uma coisa provisória porque eles vão tirar a grade e cimentar tudo, metendo um tubo plástico por baixo para não entupir. Esse é o projeto. Essa cimentação dos pedaços foi porque o pessoal estava caindo no buraco da grade. Eles repõem a grade, o pessoal vem e pega. Aí, fica difícil. Os transeuntes estão passando e vão caindo. Já vi muita queda. Com o buraco, não tem como ficar. Foi um paliativo que eles fizeram para amenizar o problema, mas a promessa é de fazer a obra toda, tirar as grades e evitar esse problema", disse.
Para Luiz Cláudio, que já presenciou diversos acidentes, envolvendo até crianças e idosos, nos buracos das canaletas, as melhorias que estão sendo feitas na área são necessárias não apenas para garantir segurança aos transeuntes, mas também para modificar a aparência do Centro do município:
— Se fizer tudo direitinho, colocar as pedras portuguesas, vai ficar melhor do que com as grades. Tem que ser assim, senão fica feio demais. Com buraco, não tem como ficar. Foi um paliativo que resolveu o problema da queda, mas tem que resolver agora a parte estética, que está muito feia.
Outra reforma prevista pelo Viva o Centro, para melhorar a aparência e diminuir riscos em toda a região, é a substituição dos postes e a colocação dos fios em área subterrânea, que contará com participação da Enel. Ainda não há previsão para início e conclusão desta etapa. 
A Folha da Manhã entrou em contato com a Prefeitura que em nota informou que, " dois pontos do Boulevard Francisco de Paula Carneiro, na região central, receberam, pontualmente, tubos na canaleta existente, em caráter emergencial, no ano passado. As intervenções para a instalação de toda a rede de drenagem (no Boulevard) serão efetivamente iniciadas ainda este semestre seguindo cronograma, após publicação do orçamento 2020. A obra em toda a extensão não foi realizada em dezembro para que não houvesse transtornos no período de compras no final de ano".
Ainda em nota, o município informou que toda a extensão do Boulvevard, onde há canaletas em ferro, receberá um sistema de drenagem que contará com uma tubulação subterrânea e pontos de captação, para a entrada de águas pluviais, acrescentando que " a medida será necessária já que as canaletas em ferro vem sendo alvo de furtos constantes e a ausências das mesmas pode vir a gerar perigo para as pessoas que passam pelo local. Segundo o secretário de Infraestrutura, Cledson Bitencourt, somente no final do ano de 2018, o município teve que adquirir quase R$ 30 mil em canaletas para reposição na região central".
Viva o Centro — Visando a melhorias na região central da cidade, o programa de revitalização Viva o Centro elaborou diversas ações. Entre algumas das mudanças já feitas, estão a instalação de novos bicicletários, a modernização da iluminação da praça São Salvador, a substituição e manutenção dos vasos de plantas e a troca das estruturas dos semáforos.
A Prefeitura, ainda em nota, através da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana explica que " as intervenções no Centro Histórico de Campos acontecerão conforme disponibilidade financeira. A Secretaria ressalta que a instalação de fiação subterrânea é um trabalho de grande complexidade que envolve um custo elevado".
A encerra informando que, " a instalação de fiação subterrânea faz parte da obra de revitalização do Centro Histórico que foi paralisada ainda no final da gestão passada. A atual gestão fez um levantamento das necessidades para a conclusão da obra, que inclui principalmente a conversão das redes aérea para subterrânea, um trabalho de grande complexidade que envolve várias concessionárias e um alto custo, inviável para o município neste momento em virtude da brusca queda de receita. Vale ressaltar que o município vive uma realidade financeira diferente da que viveu no início desta obra e lamenta que a mesma não tenha sido concluída dentro do prazo contratual. A obra teve início em 2013 com prazo inicial de dois anos, tendo sido prorrogado posteriormente".
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS