Árvore infestada de cupins e com risco de queda é removida da Arthur Bernardes
13/09/2019 22:54 - Atualizado em 16/09/2019 14:14
Divulgação - Supcom
Através de uma ação preventiva, nesta sexta-feira (13), o setor de Arborização da secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) realizou a retirada da árvore que estava em processo de inclinação e apresentava riscos de queda. A árvore, localizada na margem do Canal Campos-Macaé, estava inclinando em direção à avenida Arthur Bernardes, o que poderia causar grave acidente. Após avaliação técnica, a equipe de fiscalização constatou que a base dela estava bem comprometida por infestação avançada de cupins. O coordenador de Arborização, Wilson Duarte, explica que, quando uma árvore é removida por questões de segurança, outras são plantadas. Para este mês, em que se comemora o Dia da Árvore, está previsto o plantio de mais de 100 árvores.
— É uma árvore de grande porte da espécie "Ficus Benjamina" de, aproximadamente, 10 metros de altura, localizada na margem do canal Campos-Macaé, próximo a Arthur Bernardes. A árvore entrou em estágio de queda inclinando progressivamente para o lado da avenida. Imediatamente, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental esteve no local e constatou o risco, iniciando em seguida a retirada da mesma em caráter preventivo — informa o coordenador de Arborização Wilson Duarte.
Ele explicou que são cupins arborícolas da espécie "Nasutitermes corniger" que estavam na base da árvore, ocasionando a instabilidade e, consequentemente, sua inclinação progressiva. Ainda segundo Wilson a recomendação técnica, em casos de inclinação progressiva, é a remoção já que se trata de uma árvore de grande porte e sem condições de recuperação. “Após o término da remoção, outra árvore de espécie adequada será plantada no local.
Adote uma Árvore – Wilson ressalta que o município conta com o Projeto Adote uma Árvore, que está sendo ampliado, através de parceria com empresas privadas para multiplicar o plantio de árvores no município. Só neste ano, o projeto plantou mais de 468 árvores em calçadas, áreas verdes, escolas e praças do município. Entre os locais que estão recebendo o plantio de árvores, estão a esquina da Rua Marechal Deodoro com Saldanha Marinho, Riachuelo próximo ao número 156; no canteiro central das avenidas José Carlos Pereira Pinto e 28 de Março e Rua São Bartolomeu.
— No próximo dia 20, iremos repor árvores mortas ou danificadas por acidentes envolvendo veículos na Arthur Bernardes no trecho da Beira Valão até o trevo. Serão repostas 48 árvores das espécies ipê amarelo e roxo. No dia 21, dia da árvore, iremos fazer plantio na margem da Lagoa de Cima com mais de 50 árvores nativas. Infelizmente, neste balneário, alguns visitantes acabam queimando árvores quando fazem churrasco perto das mesmas — disse Wilson, acrescentando que haverá plantio também em Farol de São Thomé este mês.
As pessoas que tiverem dúvidas sobre serviços de arborização na rua podem entrar em contato com o setor, através do telefone (22) 9816- 89588 ou mandar um ofício para o e-mail: [email protected], para receber todos os esclarecimentos necessários. Todas as medidas que vêm sendo tomadas visam o respeito ao meio ambiente, a legislação e à segurança da população – informa Wilson Duarte, lembrando que pessoas interessadas no plantio urbano, também, podem entrar em contato com o órgão e solicitar o serviço.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS