Campos sedia o IV Seminário Itinerante Franco-brasileiro
Virna Alencar 10/09/2019 18:02 - Atualizado em 16/09/2019 14:09
Aconteceu, na tarde desta terça-feira (10), o VI Seminário Itinerante Franco-brasileiro "Cidades e rios na história do Brasil: rio Paraíba do Sul". O evento, que é multidisciplinar, internacional e itinerante, começou nesta segunda (9) no Consulado da França e se estende até sexta-feira (13), em Campos e região. A programação inclui visitas técnicas, oficinas e palestras, reunindo pesquisadores franceses e brasileiros de estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e de universidades da cidade, como Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF). Durante à tarde, o grupo visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no parque Esplanada e no bairro Caju, onde foram destacados o processo de tratamento da água e esgoto realizado pela concessionária Águas do Paraíba.
O IV Seminário tem como sede principal a Uenf, com a participação de outras instituições de ensino e pesquisa e de interesse histórico e cultural da cidade. Segundo a vice-reitora da Uenf, pesquisadora e uma das organizadoras do evento, Teresa Peixoto Faria, o objetivo é entender o surgimento, no tempo e no espaço, das cidades brasileiras, suas relações com o ambiente e o papel histórico dos rios e das vias de comunicação naturais, na estruturação das redes urbanas regionais e nacionais.
Na ocasião, o francês Laurent Vidal, professor e pesquisador da La Rochelle Université, explicou que o evento é realizado desde 2004 e a itinerância inscreve a abordagem numa antiga tradição da geografia francesa, que iniciou no Brasil a prática dos trabalhos de campo para melhor compreensão dos fenômenos sociais e naturais, permitindo uma maior aproximação com os atores locais. "No momento em que nossa sociedade é marcada pela desqualificação trabalho científico e os resultados considerados como simples opiniões, tentamos recuperar esses fatos. O rio Paraíba do Sul, que sofreu tanto com a seca, nos permite um olhar global sobre os grandes desafios. A água que chega aqui vem do estado de São Paulo, mas o equilíbrio está aqui, depende das comunidades ribeirinhas, tem pessoas e empresas que vão poluir e empresas como essa que vão também contribuir para a despoluição", disse.
De acordo com a Águas do Paraíba, a concessionária está fazendo a sua parte no processo de despoluição do Paraíba. Campos é considerado o terceiro melhor município do estado em saneamento, ficando atrás de Niterói e Petrópolis, sendo um resultado de mais de R$ 500 milhões em investimentos. Atualmente, o município conta com sete estações de tratamento de esgoto em funcionamento, a oitava está prevista para ser inaugurada na Lagoa do Vigário, no final do ano. Já são coletados 90% de todo esgoto que é produzido pela população e, desses, 100% recebem tratamento.
O rio Paraíba do Sul é o mais importante rio do estado do Rio de Janeiro. A escolha do seu baixo curso, entre a foz, em São João da Barra, e São Fidélis (aproximadamente 90 Km de extensão), para realizar o seminário, se deu pelo seu papel fundamental na formação das cidades e da rede urbana da região Norte Fluminense.
Nesta quarta-feira (11), a programação acontece em São João da Barra, com oficinas públicas que discutirão sobre o tema: “Atafona: erosão marinha, grupos vulneráveis e possibilidades”.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS