Campos tem encontro de produtores
11/09/2019 21:00 - Atualizado em 16/09/2019 13:30
A Prefeitura de Campos e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Pesagro-Rio) anunciaram a ampliação do convênio entre ambos no Encontro de Produtores Rurais de Campos, no Centro de Estudos e Pesquisas em Agropecuária e Aproveitamento de Resíduos (Cepaar), em Guarus.
A Secretaria Municipal de Agricultura entra como parceira do evento, que é organizado pela Pesagro.
O secretário municipal de Agricultura, Robson Vieira, destaca a proposta do convênio, que visa aumentar a qualidade e quantidade dos produtos.
— Com a parceria, serão produzidas sementes de milho, feijão, arroz e quiabo, ofertadas aos agricultores familiares pela Prefeitura, através da secretaria de Agricultura. Será mais um incentivo que o prefeito Rafael Diniz estará levando ao agricultor familiar, com sementes de alta qualidade, produzidas por uma das maiores entidades de pesquisa do país, que é a Pesagro-RJ, visando a aumentar consideravelmente a qualidade e quantidade destes produtos no município — destaca Robson Vieira.
A programação, que começa às 8 horas, inclui palestras, com foco em pesquisas sobre olerícolas, milho, feijão e arroz.
Como palestrantes, vão falar os engenheiros agrônomos e pesquisadores José Maurício Ferreira, Lucia Valentini, Silvino Amorim e Benedito Fernandes de Souza Filho, que além de feijão, falará também sobre “Recuperação de Pastagens Degradadas”.
A outra palestra será sobre o tema “Produção de Sementes para Atendimento à Agricultura Familiar”.
Após as palestras, haverá visita a campo e, em seguida, o encerramento do evento. O Cepaar está localizado na avenida Francisco Lamego, 134, bairro Parque Vicente Dias, Guarus.
A Pesagro-Rio produz 1 milhão de mudas de hortaliças por ano, que são distribuídas para 65 produtores cadastrados do município. Esses produtores levam suas sementes ao centro de pesquisa, onde as mudas são produzidas em ambiente protegido (estufas), livres de pragas e doenças (folhosas, couve-flor, pimentão e outras).
Em seguida, essas mudas retornam aos produtores para cultivo. O projeto tem sido responsável pelo aumento considerável da oferta de hortaliças no município de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS