Virada Cultural mostra trovas e poesias escritas pelos idosos
09/09/2019 16:52 - Atualizado em 16/09/2019 13:17
Supcom
A Virada Cultural promovida pela Prefeitura de Campos, por meio da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa), entrou na segunda semana da programação. Nesta segunda-feira (9) os idosos da Casa de Convivência do Parque Tamandaré e do Centro Dia, em Guarus, participaram da Mostra de Poesias e Trovas com encenação e recitação de obras autorais e também de autores locais. Na Casa de Convivência de Dores de Macabu o advogado Ronald Rosa falou para os presentes sobre “Os direitos dos idosos”. Em Conselheiro Josino, o dia foi de atividades com a professora de educação física Laura Mesquita, o estagiário do mesmo curso, Felipe Pavan, e o professor de dança Richard.
Nordestino, o escritor José Gurgel dos Santos mora em Campos há mais de 30 anos. Ele já lançou oito livros e faz parte da Academia Pedralva de Letras e Artes. Entre os poemas recitados para os presentes na Mostra de Poesias e Trovas, muitos ainda estão em rascunho. Os alunos da Escola dos Saberes marcaram presença na atividade e, junto com a professora Liliane, escreveram poesias no final da atividade.
— Comecei a transcrever a miséria que meus olhos presenciavam, tanto no Nordeste quanto no Rio de Janeiro. O sofrimento daquele povo me incomodava, mexia no fundo do meu íntimo. Conheci uma campista de Tocos, me apaixonei, escrevi algumas poesias de amor; mas meu “forte” é o cotidiano duro e sofrido do meu povo — disse Gurgel que ainda deixou um conselho: — Não tenham vergonha de escrever. Bonito, feio, alegre, triste. Escrevam. Coloquem no papel os sentimentos. Muitos autores consagrados começaram dessa maneira.
À frente da Escola dos Saberes há seis meses, a professora Liliane falou sobre a importância da Mostra de Poesias e Trovas. “Hoje vocês estão tendo a oportunidade de colocar em prática o que a gente vem fazendo nesse tempo de Escola (dos Saberes). O que vocês têm a oferecer é rico. Os anos estão passando, mas a experiência de vocês não fica para trás. Pelo contrário, é um presente constante. Deixem a timidez de lado e vamos continuar ensinando e aprendendo”, destacou a professora cedida pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) para as aulas diárias da Escola dos Saberes.
De acordo com o professor de teatro do Grupo Nós na Fita, Josué Rodrigues, a Mostra de Poesias e Trovas é uma prova de que o trabalho desenvolvido pela superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo apresenta resultado positivos. “Esta atividade mostrou a lucidez e o amadurecimento saudável e ativo dos nossos idosos. Quantas coisas eles têm que podem ser transformadas em poesias? Que, na verdade, são um exercício para a memória e criatividade”, pontuou Josué.
Na próxima quinta-feira (12), idosos da Casa de Convivência do Parque Tamandaré e do Centro Dia vão se reunir no Horto Municipal, às 10h, em um encontro cultural com direito a piquenique. As atividades referentes ao mês do idoso vão até o dia 27, data o tradicional baile no Tênis Clube], às 14h. A Rede de Proteção Social da Prefeitura de Campos atende a 35 mil idosos
Fonte: Prefeitura de Campos.
Supcom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS