Gás natural com preço mais baixo
05/08/2019 20:49 - Atualizado em 13/08/2019 14:32
Divulgação/ANP
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) revelou nesta segunda-feira que o preço do gás natural vai passar a ser determinado levando em conta a proximidade com regiões produtoras. Hoje a composição da tarifa usa os mesmos critérios em todo território nacional. O anúncio foi feito durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa (Alerj) que investiga a distribuição do gás. A expectativa da CPI é que a medida torne o preço do gás mais barato, principalmente no Norte Fluminense, maior responsável pela produção do insumo no país.
O Superintendente de Infraestrutura e Movimentação da ANP, Hélio da Cunha Bisaggio, explicou que a ideia da agência é que em cinco anos metade da composição tarifária do gás natural transportado por meio de dutos seja determinada de acordo com a distância percorrida pelo combustível. O relator da CPI, Rodrigo Bacellar (SD), destacou que a composição atual da tarifa não leva em consideração que o município de Campos dos Goytacazes é o maior produtor de gás do país.
— É um absurdo Campos pagar, por exemplo, R$ 0,80 a mais que Itaboraí por metro cúbico do combustível, se nós somos os maiores produtores do Brasil — falou o deputado campista. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS