Conferência de Cultura de Rio das Ostras será nos dias 16 e 17
06/08/2019 15:46 - Atualizado em 13/08/2019 14:16
Ascom Rio das Ostras
A III Conferência Municipal de Cultura de Rio das Ostras está marcada para os dias 16 e 17 deste mês, no Teatro Popular. Com o tema “Monitoramento do Plano Municipal de Cultura — A Cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico no município de Rio das Ostras em diálogo com o estado do Rio de Janeiro e com o país”, a conferência tem, entre os seus objetivos, propor estratégias de articulação e cooperação entre o poder público e a sociedade civil. As deliberações possuem caráter propositivo e serão sistematizadas pela equipe da Fundação Rio das Ostras de Cultura e incorporadas às políticas públicas. No evento, será eleito o novo Conselho Municipal de Cultura para o período 2019-2021.
Poderão participar moradores da cidade divididos em quatro categorias: sociedade civil, poder público e convidados, estes com direito a voz e voto, e os observadores. Ao público em geral será permitido o acesso à solenidade de abertura e a atividades artísticas e culturais, além das discussões setoriais. Quem deseja participar deve fazer o credenciamento de sexta-feira (16), a partir de 13h, às 10h do sábado (17), no Teatro Popular.
Para ter direito a voz e voto é preciso possuir idade mínima de 16 anos, ter residência no município, fazer credenciamento na conferência e estar presente na plenária no momento da eleição. Também é necessário atender a uma das seguintes condições: ser estudante do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro ou do curso de produção cultural da Universidade Federal Fluminense (polo Rio das Ostras); estar inscrito em um dos setores e segmentos culturais e artísticos; apresentar documento comprobatório de atividade cultural no município há, no mínimo, um ano; ter perfil no Mapa da Cultura (mapadacultura.riodasostras.rj.gov.br).
CONSELHEIROS – O mandato dos conselheiros municipais de cultura eleitos e indicados, titulares e suplentes, tem duração de dois anos, sendo permitida, por igual período a recondução de 50% de seus membros. As nove cadeiras disponíveis para sociedade civil serão ocupadas por intermédio de eleição setorial. Para que o setor confirme a sua condição de representação em uma cadeira deverá ter, no mínimo, 10 credenciados presentes no momento da eleição.
A confirmação dos setores aptos a eleger seus conselheiros (titular e suplente) será informada pela mesa diretora da conferência no sábado (17), às 12h, após o término do horário de credenciamento. Para ser candidato é preciso ser maior de 21 anos.
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS