Relatório sobre a saúde em Campos entregue hoje
26/08/2019 17:53 - Atualizado em 26/08/2019 19:48
Hospitais
Hospitais
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - Cremerj finalizou o relatório das fiscalizações realizadas nos hospitais Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus (HGG) e hoje (26), o protocolou junto ao Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Secretaria de Saúde e aos próprios hospitais envolvidos.
Segundo o Cremerj, os laudos foram entregues, dentro da estrutura do Ministério Público, na promotoria de tutela coletiva e da infância e juventude, pois teriam menores envolvidos e citados no relatório. O conselho negou acesso ao documento, sendo considerado sigiloso pelo seu departamento jurídico.
O registro nos órgãos de controle foi antecipado aqui no blog e ocorre em mesmo momento do evento do Cremerj que será realizado no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, às 19 horas. O primeiro item da pauta é a apreciação do relatório protocolado. Como último item da pauta, mas não menos importante, é citado a previsão da instalação de um "gabinete de crise" para tratar da greve dos médicos que completa 20 dias.
- No gabinete de crise, teremos conselheiros para ajudar o gestor, caso ele queira. Ele não será obrigado a isso, mas estaremos a disposição dele. O relatório é um manual. Nós fiscalizamos e encontramos uma determinada situação. E o relatório dirá como deveria estar de acordo com a resolução daquele item. Não adianta dizermos que está errado, apenas. Mas indicar as soluções e como se adequar as resoluções, normas e a legislação - afirma Rogério Bicalho, coordenador do Cremerj, em entrevista recente aqui no blog (aqui).
E entrevista à FolhaFM (aqui), o ex-secretário municipal de Saúde do governo Rosinha Garotinho, ex-vereador, atual diretor do Hospital Álvaro Alvim e médico gastroenterologista, Geraldo Venâncio, avalia a greve e cita o evento de hoje onde o Cremerj é o anfitrião e dispara: "a greve tem o momento de começar e o momento de terminar".
O blog tentou contato com Ministério Público local, mas o órgão não se manifestou sobre o caso. Segundo fonte, já existe inquérito sobre a condição dos hospitais públicos em Campos. O blog enviou contato via e-mail a Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público e aguarda retorno sobre as informações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira