Juventude do PT responde às críticas de Joilson Barcelos
29/07/2019 12:10 - Atualizado em 29/07/2019 12:23
                                                                                                                      A juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), através do militante Gilberto Gomes, respondeu às críticas feitas por Joilson Barcelos a Lula.  Joilson, sócio-proprietário da rede Super Bom, deu uma entrevista ontem aqui à Folha. Na ocasião, Joilson criticou duramente o ex-presidente do Brasil.
 Segue abaixo a nota da JPT:
"Neste domingo fui surpreendido com a notícia que, em uma entrevista, Joilson Barcelos, empresário campista e um dos sócios da rede Superbom, havia proferido uma série de ataques ao presidente Lula. De modo geral, Joilson mentiu ao alegar que Lula tenha perdido um dos dedos da mão de forma proposital para conseguir alguma vantagem, fato amplamente desmentido pelo mais diversos portais de jornalismo especializados no fenômeno das “fake news”.
 O acidente aconteceu em 1964, quando Lula tinha 18 anos e trabalhava na Metalúrgica Independência, na cidade de São Paulo. Lula recebeu, à época, uma indenização de 350 mil cruzeiros. Segundo conta a revista Trip, o valor foi suficiente para Lula comprar alguns móveis para a mãe e um pequeno terreno.
 Se tivesse se aposentado por invalidez não poderia nunca mais trabalhar e receber salários. A verdade é que Lula nunca deixou de trabalhar. Se a história fosse verdadeira, ele não poderia ter continuado sua atividade como metalúrgico, depois dirigente sindical e muito menos cumprir seus mandatos de deputado e de presidente da República.Eu poderia continuar apresentando diversas outras questões que desmentem os absurdos proferidos por Joilson, mas o que mais me preocupa, neste momento, não é a imagem do presidente, quem tem ao seu lado o povo que sabe e reconhece seu legado nas mais diversas conquistas sociais que retiraram 40 milhões de pessoas da pobreza no país.
 No entanto, o que mais me preocupa é como um empregador tão importante para nossa cidade, Joilson, com de centenas de colaboradores pode pensar que um trabalhador seria capaz de se automutilar por uma folga ou indenização. Será que esta é a postura que Joilson assume quando um de seus funcionários, seja do grupo Barcelos ou da rede Superbom, sofre um acidente de trabalho? Joilson deveria tomar cuidado com as verdades que revela nas entrelinhas, uma vez que já existem denúncias de ex-empregados de sua rede pelo não cumprimento de obrigações trabalhistas.
 Na mesma entrevista, ao ser questionado sobre como enxergava a figura de Anthony Garotinho, um dos maiores responsáveis pelo caos econômico de nossa cidade, que nos jogou para um buraco sem precedentes, Joilson apenas respondeu: “Rapaz, eu acho esse cara um fenômeno.”
 Há uma velha máxima nos jargões nacionais que não saía da minha cabeça ao ler cada uma das mais absurdas interpretações de Joilson, seja sobre o país ou nossa cidade. Joilson ataca Lula, responsável pelos maiores avanços sociais do Brasil e abraça Garotinho, que afundou Campos. Mais do que nunca, se encaixa aqui que: “quando Joilson me fala sobre Lula, sei mais de Joilson que de Lula.” Pra quem ainda duvida, 2020 está realmente cada vez mais próximo.
 A fixação de Joilson por Lula faz sentido e para sua sorte, o passado não é uma página que pode ser apagada. Meu pai, hoje professor de história, estudou com Joilson no ensino básico e se recorda da simplicidade da família Barcelos. Morador da localidade do Estreito, atualmente Palacete, em São João da Barra, Joilson era filho de um pequeno comerciante, sem muitas posses e estudava em escola pública, muito distante da fala de “patrão” quando se recorda dos tempos de lavoura.
 Joilson, como muitos empresários brasileiros, deveria ser no mínimo mais grato a Lula. Atuando no ramo do atacado e do varejo, surfou na ascensão social e políticas fiscais dos governos do Partido dos Trabalhadores. Não por acaso seu maior crescimento foi a partir do início dos anos 2000, quando a população brasileira foi incluída no orçamento do país com a eleição do primeiro governo Lula e viu seu poder de comprar aumentar como nunca antes.
 Em sua resposta, Joilson desejou vida longa à Lula, como quem deseja o martírio de um inimigo. À Joilson, eu não desejo menos. Desejo vida longa para que assim como muitos que hoje atacam, possam ver toda verdade ser revelada e Lula livre novamente. "
 Gilberto Gomes
Militante da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) em Campos dos Goytacazes/RJ e estudante de Administração Pública na UENF. _

ÚLTIMAS NOTÍCIAS