Edifício Volare publicou nota oficial de esclarecimento
03/12/2018 19:01 - Atualizado em 03/12/2018 19:04
O Condomínio do Edifício Volare publicou uma nota oficial de esclarecimento na edição impressa de ontem do jornal Folha da Manhã, na qual repudia os termos da nota de esclarecimento da DAC Contrutora e Incorporadora (relembre-a aqui).
O Edifício Volare foi evacuado e interditado pela Defesa Civil há 8 dias, após apresentar problemas estruturais e uma viga ceder, derrubando escoras e assustando os moradores (relembre o caso aqui e aqui).
Confira abaixo a nota oficial do Condomínio do Edifício Volare, na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Condomínio do Edifício Vollare, vem através desta, repudiar com veemência os fatos constantes da Nota de Esclarecimentos da DAC Construções e Pavimentações Ltda - EPP, em relação ao fato ocorrido no dia 25/11/2018, ressaltando, esclarecendo e informando que:
Os vícios construtivos sempre foram tratados de forma irresponsável pela Construtora, como meras rachaduras/trincas, e quando do agravamento, ao argumento de que não era mais responsável pelos reparos, pois se tratava de falta de “manutenção” se recusou a efetuar as intervenções necessárias, o que ensejou a propositura de ação judicial, a qual encontra-se aguardando laudo pericial judicial.
Por orientação dos experts contratados pelo condomínio e não pela Construtora DAC como noticiado por esta, o Condomínio Vollare, contratou empresa especializada, que propôs uma sequência de trabalho a ser executada, tendo realizado de imediato, usando da boa engenharia, fixação de escoras metálicas em caráter emergencial e preventivo, que suportaram a carga que pendia sobre o pilar e, após o fato, vem fazendo reforço do escoramento, seguido de monitoramento e instrumentação no sentido de permitir a estabilidade da edificação e segurança a permitir o retorno dos moradores.
Não há que se falar que a Construtora atendera aos parâmetros de segurança, seguindo as normas técnicas e as orientações dos melhores profissionais e especialistas no assunto, com vasta experiência no que tem de melhor para garantir a segurança e a qualidade aos moradores, quando esta se recusou a proceder as intervenções necessárias desde o primeiro sinal do vicio construtivo, protelando uma solução definitiva, obrigando o Condomínio a socorrer-se do judiciário, em que pese seja sabedor do problema, o que é inclusive confesso pelo Sócio da Empresa.
O fato dos projetos do empreendimento terem sido aprovados pelos órgãos reguladores e fiscalizadores competentes, não exime a construtora seus sócios e projetistas das responsabilidades quer por dolo ou culpa, o que, agora com evento ocorrido deixa evidente, que ou os projetos foram mal elaborados ou mal executados.
Diversamente do que afirmou a Construtora, não se discute na ação judicial em tramite, apuração dos fatores relacionados às rachaduras, e sim DANOS ESTRUTURAIS, onde se busca compreender se as rachaduras eram resultado de dano estrutural.
A DAC Construções e Pavimentações LTDA – EPP, nunca esteve acessível ao condomínio. Nunca disponibilizou e monitorou uma equipe de engenheiros gabaritados no assunto. Desconhece o Condomínio Vollare, qualquer laudo de avaliação da lavra dos tais engenheiros gabaritados que tenham, concluído pela inexistência de risco iminente, bem como que a Construtora tenha dado início aos reparos, que reparos?
A Dac Construções e Pavimentações LTDA – EPP, nunca teve comprometimento com a segurança, a qualidade e o bem-estar de seus clientes, tanto assim, que seus sócios, escondendo-se atrás da morosidade do judiciário, utilizando-se de todos os meios para procrastinar o processo, valendo-se da demora na nomeação e aceitação do encargo pelo perito, nunca demonstrou o mínimo interesse na solução do problema causado pela má elaboração ou execução do projeto de construção do Edifício Vollare, nem mesmo após o ocorrido, em que pese reconheça a existência do problema.
Atenciosamente,
Condomínio Residencial Vollare

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]