Lagoa de Grussaí tem barra fechada
30/11/2018 21:37 - Atualizado em 03/12/2018 17:22
A Secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra fechou, nesta semana, a barra da Lagoa de Grussaí, após acionamento e solicitação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão ambiental responsável pela gestão de lagoas.
A barra foi aberta de forma irregular no dia anterior, mas o trabalho de reabertura não pôde ser realizado de imediato, devido à sua alta vazão, podendo colocar em risco a operação – operador e a máquina.
Para realizar o fechamento, utilizando uma pá mecânica, a secretaria de Meio Ambiente verificou pontos de desova das tartarugas marinhas junto ao Projeto Tamar, que acompanhou a ação juntamente com o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu e Guarda Ambiental Municipal.
A Secretaria de Meio Ambiente presta, de acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, apoio técnico e operacional ao Inea no monitoramento das lagoas.
Com o início da piracema, que é o período de reprodução dos peixes de água doce, iniciado em primeiro de novembro e prosseguindo até 28 de fevereiro, a secretária alerta não só para a proibição da pesca como para a proteção dos organismos aquáticos, a fim de garantir a reprodução das espécies.
Conselho – Também essa semana foi definido os novos presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São João da Barra. A eleição foi realizada na sede do Rotary Club e os conselheiros Marcos Machado (Secretaria Municipal de Saúde) e Alcides Santos (Rotary Club de São João da Barra) assumiram as respectivas vagas.
O presidente eleito, Marcos Machado, agradeceu a aceitação do seu nome. “Vamos buscar dar continuidade ao bom trabalho que vinha sendo realizado pela antiga presidência, tornando o Conselho cada vez mais atuante”, salientou.
Após a solenidade, o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da empresa Gás Natural Açu (GNA), Sérgio Lemos, fez uma apresentação sobre aspectos e impactos do empreendimento no município. (A.N.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS