Viveiro de Mudas é inaugurado em SFI
30/11/2018 20:34 - Atualizado em 03/12/2018 17:22
A população de São Francisco de Itabapoana agora conta com o Viveiro de Mudas Municipal, inaugurado nesta semana pela prefeita do município, Francimara Barbosa Lemos. O espaço está situado à margem da rodovia estadual RJ 224, no Centro, ao lado da 147ª Delegacia de Polícia Civil, e objetiva a produção de mudas de espécies da região para exposição, doação e comercialização. Na solenidade de inauguração, a prefeita anunciou que o projeto será levado também à Praça João Pessoa, onde a unidade passará por reforma. A cidade já chegou a contar com três viveiros.
De acordo com a secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, as obras estavam paradas desde setembro de 2015, no governo anterior, sendo retomadas na atual gestão. O Viveiro de Mudas foi construído através de parceria entre a prefeitura e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um investimento de quase R$ 150 mil.
— Temos responsabilidade com o dinheiro público e estamos retomando obras abandonadas na gestão anterior, como é o caso deste Viveiro de Mudas, concluindo e entregando à população. Em breve, vamos também inaugurar o Centro Cultural, outra construção que estava parada no governo passado, um espaço que abrigará a Secretaria de Educação e Cultura e o Teatro Municipal com capacidade para 600 lugares, uma obra que entrará para a história do município.
Francimara ainda acrescentou que o projeto será ampliado. “Já fizemos o levantamento e reformaremos o mais rápido possível o Viveiro de Mudas de Praça João Pessoa aumentando a capacidade de produção. Assim, poderemos cultivar hortaliças, a fim de distribuir às entidades beneficentes como a Apae, a Arco-Íris de Luz e até para as nossas escolas. Poderemos ainda produzir plantas ornamentais para os projetos de paisagismo dos espaços públicos, como praças e jardins, economizando dinheiro do município”, ressaltou a prefeita Francimara.
O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Matheus Henriques, revelou que para a conclusão das obras foram necessárias intervenções nas partes elétrica e hidráulica, pintura, colocação do sombrite, que são telas de sombreamento para proteção das mudas contra o sol, além da análise da água fornecida. “Há 20 anos, através de um projeto estadual, o município conseguiu três viveiros de mudas em locais distintos: Praça João Pessoa, Ponto de Cacimbas e Brejo Grande. Posteriormente, houve a unificação no viveiro de Praça com 10 estufas, que ao longo do tempo se degradou e atualmente está com 10% da capacidade de produção, mas a prefeita Francimara já anunciou que será reformado em breve. A partir da inauguração deste Viveiro de Mudas no Centro faremos parcerias com a Secretaria do Meio Ambiente e quem mais tiver interesse, tanto na área do reflorestamento, como olericultura (hortaliças), fruticultura, plantas medicinais, entre outras”, disse o secretário. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS