Homicídios crescem em Campos
Catarine Barreto, Verônica Nascimento, Virna Alencar 01/12/2018 10:43 - Atualizado em 03/12/2018 14:01
Antônio Leudo
Em um ano marcado pela intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, a violência em Campos tem aumentado consideravelmente e o reflexo pode ser notado nos números de casos de homicídios no município. Neste ano, até novembro, já são 213 assassinatos, enquanto em todo o período de 2017 foram 185 pessoas mortas — um aumento de 15% no número de homicídios. O último crime aconteceu na manhã dessa sexta-feira (30), na estrada do Mergulhão, no Parque Fazendinha. A vítima é um homem não identificado com idade entre 25 e 30 anos. Ele foi assassinado com 14 tiros: cinco na cabeça, dois em cada braço, quatro no tórax e um no abdômen. O corpo ainda tinha, no abdômen, uma perfuração feita com um objeto cortante, como faca ou canivete.
A Polícia Militar (PM) foi acionada para o encontro de cadáver por volta das 8h, mas peritos da Polícia Civil acreditam que, devido à rigidez do corpo, o homicídio tenha ocorrido, pelo menos, oito horas antes. De acordo com a polícia, a vítima tem cor parda e estatura média, trajava blusa e bermuda de cor azul e usava um calçado preto. No local, a perícia apreendeu quatro cápsulas e dois projéteis de calibre 38. Os disparos teriam sido feitos à queima-roupa, o que indicaria uma execução. Os tiros podem ter sido efetuados de dois ou mais revólveres ou de uma mesma arma recarregada mais de duas vezes.
O número de homicídios em 2018 só não ultrapassou o de 2016, quando foram registrados 281 assassinatos. Em entrevistas anteriores, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tentente-coronel Fabiano Santos, chegou a declarar que houve intensificação nos patrulhamentos, mas que a situação engloba outros agentes. Ele também ressaltou a importância do participação popular através do Disque-Denúncia para ajudar nas elucidações dos crimes.
Intervenção — A intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro foi decretada em 16 de fevereiro deste ano e tem prazo para seguir até 31 de dezembro. Nessa sexta, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) chegou a declarar que não irá prorrogar esse período.
Até o momento, durante a intervenção, Campos recebeu apenas uma megaoperação realizada em agosto nos Parques Eldorado I e II, Santa Rosa, Santa Clara e Prazeres. A operação contou com 387 militares das Forças Armadas,150 policiais militares, 85 policiais civis e 23 agentes rodoviários federais, com apoio de dois veículos blindados do Exército e um do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), modelo Urutu, além de aeronaves. Uma moto e um carro foram recuperados, bem como 100 imóveis que haviam sido tomados por criminosos (esbulho possessório). Os agentes de segurança removeram 10 barricadas e apreenderam uma carabina de calibre 12, um revólver de calibre 38, duas granadas caseiras, dois carregadores de pistola, munições, 20 quilos de pasta de cocaína em tabletes com selo de qualidade de tráfico internacional, seis celulares e farto material para endolação. De acordo com a assessoria de imprensa do Comando Leste, de 15 a 18 mil moradores foram impactados positivamente por esses indicadores. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS