Estado libera data do pagamento do IPVA
30/11/2018 20:02 - Atualizado em 03/12/2018 17:31
Foi divulgada nesta sexta-feira a tabela para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA) para 2019, no Estado do Rio. As tabelas de valor da base de cálculo do imposto, de acordo com cada tipo, ano e modelo de veículo, serão liberadas posteriormente, assim como será informada a manutenção ou não das alíquotas do imposto de acordo com o tipo de combustível (GNV, gasolina, diesel ou flex). Por ocasião desta divulgação, deverá também ser anunciada a correção aplicada aos valores do IPVA referente à variação da inflação.
O imposto deverá ser pago em cota única ou em três parcelas, mas a secretaria estadual de Fazenda e Planejamento ainda não informou o valor do desconto para quem fizer o pagamento de uma só vez. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado.
A emissão da Guia para Regularização de Débitos (GRD) para o pagamento do imposto continuará sendo feita pelo Bradesco, por meio do site www.bradesco.com.br. O documento também poderá ser emitido pelo site da Secretaria estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br).
Vale destacar que a data de vencimento da primeira parcela do imposto será a mesma para o pagamento em cota única. Além do IPVA 2019, o motorista deverá pagar o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), assim como a taxa de licenciamento anual para os veículos que terão que passar por vistoria no Detran-RJ.
Vistoria — Transtornos para muitos, a vistoria anual dos veículos estão com os dias contados. o novo governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), confirmou que decretará o fim das vistorias de veículos no Detran.
O procedimento gera reclamações de proprietários de veículos no Estado do Rio, um dos únicos que adotam essa rotina, ao lado de Santa Catarina. Witzel assumiu o compromisso em cessar o serviço, destinando o valor gasto com a estrutura de cerca de R$ 200 milhões ao ano, para a área da segurança pública. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS