HFM recebe equipamentos para atender à vítimas de traumas cranianos
06/11/2018 16:33 - Atualizado em 06/11/2018 21:13
O Hospital Ferreira Machado (HFM) já conta com um equipamento que vai ajudar na redução do índice de morbidade entre as vítimas de traumas cranianos. Atendendo a um pedido do superintendente da unidade, Pedro Ernesto Simão, o prefeito Rafael Diniz autorizou investimento para as aquisições de um craniótomo pneumático e de kits de monitoração da pressão intracraniana.
O craniótomo permite um acesso mais rápido e eficiente através do osso do crânio, de modo que os profissionais de neurocirurgia consigam drenar um hematoma ou corrigir uma fratura e afundamentos de crânio. Segundo o neurocirurgião, Arthur Borges Martins de Souza, o novo equipamento reduz de 1 hora para apenas 20 minutos, o tempo de acesso ao osso craniano.
— Dessa forma conseguimos acessar o compartimento intracraniano mais rapidamente, o que permite a redução da perda sanguínea e do risco de sequelas — diz o médico.
Borges aponta, também, outros fatores positivos, como redução de custos com anestésicos, rapidez na liberação das salas de cirurgia para procedimentos cirúrgicos de outras especialidades e melhor gerenciamento de tempo dos dois neurocirurgiões que atuam em cada plantão no serviço de emergência do HFM.
— Até a chegada do craniótomo, perdíamos muito tempo no acesso através do osso, até chegar ao sítio intracraniano. Hoje temos maior celeridade, o que configura um grande benefício para a população, pois permite cirurgias de melhor qualidade e consequentes melhores resultados. E ainda proporciona menor tempo cirúrgico e, assim, maior disponibilidade dos dois neurocirurgiões plantonistas para atendimentos na Sala de Trauma —conta Arthur Borges. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS