Parceria em prevenção na "Escola de Heróis"
30/10/2018 20:23 - Atualizado em 31/10/2018 14:15
Um projeto que visa ensinar aos jovens noções para prevenção de acidentes e Primeiros Socorros. Assim é o “Escola de Heróis”, uma parceria entre a Prefeitura de Campos, através da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), com o Corpo de Bombeiros. Nesta terça-feira aconteceu o lançamento oficial da iniciativa, na quadra do Ciep Municipalizado Arnaldo Rosa Vianna, no Parque Aurora, primeira escola a receber o projeto. Também participaram do evento a vice-prefeita, Conceição SantAnna; a subsecretária Executiva da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Juncá; o coordenador municipal de Defesa Civil, Major Edilson Pessanha, dentre outras autoridades civis e militares.
As aulas acontecerão semanalmente, a partir da próxima terça-feira (6), até o dia 13 de dezembro. Cerca de 300 estudantes serão beneficiados. No próximo ano letivo, o projeto percorrerá outras escolas da rede municipal.
— Esta iniciativa faz parte de um conjunto de projetos que a secretaria de Educação realiza, compondo uma rede de proteção e cuidados com os estudantes. Além da prevenção, o “Escola de Heróis” visa reconstruir valores que se perderam ao longo do tempo, como da disciplina e da autoridade, sempre aliados ao respeito e à tolerância — destaca Brand Arenari, secretário de Educação.
Na ocasião, os bombeiros expuseram equipamentos usados nos atendimentos e socorros, objetos que atraíram a curiosidade dos estudantes. “Muito maneiro. Deve ser difícil usar isso. Eu vou aprender tudo aqui e ensinar para os meus colegas”, adianta Patrick Matheus, aluno do 2º ano, encantado com a roupa de mergulho.
— O projeto objetiva formar uma sociedade melhor. Estamos buscando, através de um tema tão importante como é a prevenção, levar conhecimentos aos jovens, aos pais e professores, criando uma cultura de prevenção em áreas como primeiros socorros, afogamento, combate a incêndio, a acidentes de trânsito, estímulo à atividade física e até, quem sabe, conseguir que, daqui a alguns anos, tenhamos aqui alguns bombeiros militares — elenca o coronel Cássio Capelli, comandante do Comando de Bombeiros de Área (CBA) 4 Norte/Noroeste Fluminense.
A implantação do projeto acontece através do Programa Saúde na Escola (PSE), um programa do governo federal, realizado no município pelas secretarias de Educação e de Saúde. O programa foi reativado pelo governo Rafael Diniz no ano passado. Entre as ações desenvolvidas com os estudantes estão: avaliação da saúde auditiva e ocular; educação alimentar e nutricional; educação em saúde bucal; combate ao Aedes aegypti, orientações sobre higiene, além de projetos voltados para saúde mental, vocal, entre outros. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS