Parceria zera fila para tomografia
19/09/2018 21:06 - Atualizado em 21/09/2018 15:25
São Francisco de Itabapoana (SFI) conseguiu, através da Secretaria Municipal de Saúde, zerar a fila de pacientes para exames de tomografia graças à parceria com o município de Bom Jesus do Itabapoana, na Região Noroeste Fluminense. O secretário de Saúde, Sebastião Campista, destacou a importância dos exames para os moradores.
— Em grande parte dos casos os chamados exames complementares de imagens são essenciais para que o médico que está assistindo ao paciente possa concluir o diagnóstico e, consequentemente, estabelecer o tratamento. Neste sentido, ter conseguido zerar a demanda reprimida por exames de tomografia deve ser comemorado como uma grande conquista para população do município —, disse Campista.
Os recursos destinados pelo Ministério da Saúde para os pacientes de SFI terem direito a tomografias estavam alocados em Campos, mas como o município não estava conseguindo realizá-las pelo preço da Tabela SUS (Sistema Único de Saúde), a prefeita Francimara Barbosa Lemos buscou o Hospital São Vicente de Paulo, em Bom Jesus do Itabapoana, que se dispôs a fazer os exames cobrando a Tabela SUS. “Para não prejudicar os nossos pacientes, busquei junto à Secretaria Estadual de Saúde o remanejamento dos recursos de SFI para Bom Jesus do Itabapoana, o que permitiu zerar a fila para tomografias. Vale ressaltar que os exames estão sendo realizados de graça para o paciente e sem nenhum custo adicional para o município são franciscano”, destacou a prefeita Francimara.
Aprovação – A paciente Lucineia de Oliveira Simões, 59 anos, moradora na localidade de Buena, elogiou o atendimento que vem recebendo no município na área da Saúde. “Estava há quase um ano na fila de espera aguardando e consegui fazer as três tomografias solicitadas pelo médico. Estou muito satisfeita com a atenção dos funcionários e com o excelente tratamento recebido na Secretaria de Saúde”, disse Lucineia.
Segundo Mery Azevedo Gomes, responsável pelo Setor de Regulação dentro do Núcleo Avaliação, Controle, Auditoria e Regulação (NUCAAR), desde janeiro deste ano foram agendadas 400 tomografias para o Hospital São Vicente de Paulo. “Executamos 287 tomografias eletivas e 13 de urgência durante o período, o que nos permitiu zerar a fila. Em média são 30 exames deste tipo por mês no município e a partir de agora as marcações das tomografias estão dentro da normalidade”, informou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS