Presidente da Câmara assume prefeitura
Aldir Sales 02/07/2018 20:59 - Atualizado em 04/07/2018 15:19
O presidente da Câmara Municipal de Aperibé, Virley Figueira (PP), assumiu a Prefeitura em solenidade no final da tarde desta segunda-feira, depois que o prefeito eleito, Flávio Diniz Berriel, o Dezoito (PP), e o vice, Ronaldo de Cássio Moreira, o Roninho (MDB), foram cassados por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Vereador pelo terceiro mandato seguido, o agricultor Virley Figueira tem 66 anos e assume o Executivo aperibeense em momento conturbado. O prefeito Dezoito foi condenado à perda do mandato e a oito anos de inteligibilidade em segunda instância por captação ilícita de sufrágio. Os desembargadores do TRE acataram o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que acusou Dezoito de dar aumento de até 200% e prorrogar o contrato de servidores municipais temporários durante período eleitoral de 2016, o que é vedado pela lei.
Além disso, a decisão da Justiça Eleitoral considera que Dezoito “celebrou contrato com a Cooperativa (de Trabalho, Consultoria e Serviços - Cootrab) para a execução de serviços complementares comuns de natureza de atividade meio com a administração pública de Aperibé, burlando, desta forma, a legislação eleitoral, já que o objetivo da contratação de uma cooperativa era contratar pessoas para prestarem serviços ao município de Aperibé no período vedado”.
No entanto, a Corte Regional considerou que o vice-prefeito “não teve participação ou ingerência nos atos ilícitos praticados pelo primeiro investigado, apenas se beneficiou da conduta vedada e do abuso de poder do político, com a sua eleição, o que leva a cassação do seu diploma tão somente, sem aplicação da pena de inelegibilidade”.
Dezoito foi eleito vereador pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012, quando, também chegou à presidência da Câmara. Assim com Virley, Flávio Diniz chegou à Prefeitura de Aperibé em dezembro de 2015, depois que o então prefeito Flávio Gomes de Souza também foi cassado por decisão judicial.
Em 2016, Dezoito foi reeleito em uma disputa acirrada com apenas 194 votos a mais do que o segundo colocado Vandelar Dias da Silva (PSDB). Já Virley foi eleito como vereador com 351 votos e ficou com a nona cadeira entre os nove parlamentares da Casa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS