PRE reafirma associação criminosa no caso Chequinho
03/07/2018 14:03 - Atualizado em 03/07/2018 17:33
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) divulgou release confirmando parecer pela absolvição de Wladimir Garotinho no caso Chequinho, como mostrei em primeira mão AQUI. O procurador regional Sidney Madruga "considerou que, por mais que tenha ficado demonstrada a existência de uma associação criminosa especializada em comprar votos a partir do uso do programa Cheque Cidadão, faltariam provas suficientes de que Wladimir Matheus integrou essa associação que seu pai é acusado de chefiar".
O Ministério Público Eleitoral tem conseguido condenar réus da Operação Chequinho por compra de votos a partir do programa Cheque Cidadão, da Prefeitura de Campos (RJ), usando provas que, no caso de Wladimir Matheus, filho do ex-governador Anthony Garotinho, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) avaliou serem insuficientes para uma condenação na segunda instância. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem acolhido os pareceres da PRE, confirmando penas da Zona Eleitoral em Campos (100a ZE), como a cassação de vereadores de um mesmo grupo político.
 Em manifestação ao Tribunal, o procurador regional eleitoral Sidney Madruga considerou que, por mais que tenha ficado demonstrada a existência de uma associação criminosa especializada em comprar votos a partir do uso do programa Cheque Cidadão, faltariam provas suficientes de que Wladimir Matheus integrou essa associação que seu pai é acusado de chefiar. Além de associação criminosa, Garotinho foi condenado inicialmente por corrupção eleitoral e supressão de documentos.
 "O estratagema criminoso deturpou o uso do programa social Cheque Cidadão, de forma espúria e sabidamente ilícita, em favor de um grupo político, nas eleições municipais de 2016, para perfazer uma robusta bancada de parlamentares na Câmara Municipal, que garantisse sustentação política ao candidato da situação, Dr. Chicão, ao pretenso sucessor da então prefeita Rosinha Garotinho”, disse o procurador regional eleitoral em seu parecer.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]