Prefeito cassado desiste de candidatura em nova eleição
Aldir Sales 11/06/2018 22:49 - Atualizado em 12/06/2018 13:22
O prefeito cassado de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar (MDB), anunciou que desistiu da candidatura na eleição suplementar marcada para o próximo dia 24 de junho. Na última semana a Justiça Eleitoral já havia impugnado a candidatura de Balthazar por considerar que o emedebista, como causador do novo pleito, não poderia concorrer novamente.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Carlos Augusto em 11 de abril, por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008. No julgamento, o plenário da Corte considerou que Balthazar se encontrava inelegível no momento do pedido de registro de candidatura à eleição de 2016, condição essa que durou até 5 de outubro de 2016, três dias após o primeiro turno, seguindo entendimento da Lei da Ficha Limpa.
— Mesmo não concordando, mesmo achando injusto o indeferimento do meu recurso, mesmo o Ministério Público sendo ao meu favor, a juíza eleitoral não entendeu dessa forma. Então fica aquela dúvida até que o recurso fosse julgado no Rio de Janeiro. (...) Eu passei por isso de 2009 a 2012, quando vencemos a eleição de 2008. (...) E durante todo o mandato, isso causou muitos problemas pra nossa cidade. Então eu não quero isso pra Rio das Ostras. (...) Eu vou continuar na luta por esse recurso, mas é uma questão de foro íntimo — disse o prefeito afastado.
Depois de Cabo Frio, que também terá eleição suplementar no próximo dia 24 após a cassação do prefeito Marquinho Mendes (MDB), os eleitores de outra cidade da Região dos Lagos terão de voltar às urnas. A Câmara de Iguaba Grande foi notificada ontem da decisão do Supremo Tribunal Federal que cassou a prefeita Ana Grasiella Magalhães (PP). No entanto, ainda não há data para um novo pleito no município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS