Comércio espera todos os amores
Dora Paula Paes 09/06/2018 16:36 - Atualizado em 12/06/2018 13:24
Ana que ama Pedro. João que ama Marcos. Larissa que cai de amores por Júlia. O comércio está pronto para esperar os apaixonados para as compras pelo Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12. A expectativa de vendas é de um aumento real entre 3% e 5% em alguns segmentos, principalmente nos de presentes como vestuário, perfumes, cosméticos, joias e afins. A mesma expectativa vale para outros setores como os de floriculturas, restaurantes e setor de hotelaria. A data passou nos últimos anos a ser uma das principais datas do calendário do comércio.
Cartazes e propaganda chamam atenção
Cartazes e propaganda chamam atenção / Antônio Leudo
Em Campos, esse percentual de aumento nas vendas pelo Dia dos Namorados agrada o setor. “Pela afetividade da data, o romantismo, ela tem crescido. Mas é bom destacar que alguns segmentos são os que apresentam melhores resultados em vendas”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Joilson Barcelos.
O presidente da entidade acrescenta que esse mesmo percentual de aumento de vendas, em relação ao ano passado, é o que está sendo previsto para o Dia dos Pais em agosto, outra data importante do calendário lojista.
No cenário nacional, pesquisa aponta que 62% dos brasileiros devem ir às compras e movimentar o comércio. A sondagem pertence ao SPC Brasil e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
A pesquisa com abrangência nacional estima que 93,5 milhões de pessoas devem presentear na data e comércio espera injeção de quase R$ 15,6 bilhões; shopping center será o principal centro de compras, com 36% das citações.
Dados da sondagem ajudam a derrubar o estigma de que casais deixam de se presentear após o casamento. Quando a pesquisa investiga quem será a pessoa presenteada, o esposo ou a esposa aparecem em primeiro lugar, com mais da metade das respostas (64%) - sendo a intenção de presentear maior entre os homens (69%). Em segundo lugar no ranking dos mais presenteados, aparecem os namorados (30%) e, na sequência, os noivos (5%).
Assim como acontece em grande parte dos relacionamentos amorosos, o ato de presentear é percebido como uma troca, em que os parceiros presenteiam como demonstração de afeto, mas também esperam ser presenteados. Dessa forma, o estudo mostra que a maioria dos que vão comprar presentes no dia dos namorados (66%) acredita que também vão ganhar presentes, em especial as classes A e B (76%).
Consumidores vão gastar quase R$ 167 por presente; maior parte pretende ter gastos similares ao do ano passado. De modo geral, a pesquisa mostra que a maior parte (36%) dos entrevistados deve gastar a mesma quantia que no ano passado, enquanto 21% projetam desembolsar mais e 17% pretendem diminuir o valor gasto.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 932 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes no Dia dos Namorados. As margens de erro, respectivamente, são de 3,2 pontos percentuais e 3,9 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.
Troca de presente marca Dia dos Namorados
A autônoma Ana Rosa Silva, 23 anos, estava na última sexta-feira (8), procurando um presente para o namorado André. Segundo ela, a data não pode passar “em branco”. “Estou com um orçamento de R$ 250 para comprar o presente do André, mas o importante é estar junto dele”, disse ela.
No shopping Avenida 28, a vendedora Juliana Rocha de uma loja de produtos femininos está no aguardo dos apaixonados. “As mulheres amam sapatos e roupas, então estamos prontas para ajudar os enamorados a encontrar o presente certo. A lei é comemorar o amor, você não acha?”, ainda indagou.
A comerciante Sandra Ferreira, que trabalha no setor de vestuário, fora do eixo Pelinca-Centro, diz que a procura já começou e já tem seus clientes fixos para a data. “A expectativa como no comércio em geral é boa. Para nós, comerciantes de bairro, por exemplo, temos como diferencial ter produtos para todas as classes. Vamos dos produtos mais em conta aos produtos de marca. Por isso, temos nossos clientes fixos”, disse.

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