Experiências e informações para melhor êxito no plantio
11/06/2018 21:56 - Atualizado em 13/06/2018 13:36
Trocar experiências sobre cultivo do tomate da espécie italiano e, desta forma, aperfeiçoar os conhecimentos na cultura do tomateiro, foi o principal objetivo do encontro que aconteceu no último final de semana entre os responsáveis pelas propriedades de Santa Helena, na localidade de Santa Cruz, e do assentamento Che Guevara, em Marrecas, na Baixada Campista. Ambos os proprietários desenvolvem o cultivo da espécie italiano através da proposta do Tomatec, que faz parte do projeto “Caravana Campos para Além dos Royalties”, lançado ano passado pela Prefeitura. O encontro aconteceu na propriedade de Santa Helena, onde os primeiros frutos, de cerca de mil pés, deverão ser colhidos em meados de julho.
O responsável pela Fazenda Santa Helena, na Campos São Fidélis (RJ 156), Wando Alves, foi o primeiro produtor a iniciar o plantio de tomate através do Tomatec, em meados de abril. Desde então, recebe o acompanhamento no cultivo através Embrapa e parceiros, como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Fórum AgroNorte e a Pesagro-RJ. Com mais 50 dias de plantio, Wando já pôde passar para Wagner Batista, produtor do Che Guevara, as principais práticas para o sucesso na colheita. Na propriedade de Wagner está em desenvolvimento o segundo núcleo do projeto Tomatec, iniciado em 5 de junho.
— A colheita deve iniciar pelos 100 dias após o plantio e a visita que a Embrapa nos faz sempre vai trazendo mais informações e aprimorando nossos conhecimentos para que possamos conduzir a lavoura da melhor forma, sempre buscando evitar os ataques de praga ou detectando o mais cedo possível para que não seja necessária a utilização de qualquer agrotóxico — disse Wando. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS