Afonso Celso é penta no ES, mas reclama de pontuação
Paulo Renato Pinto Porto 12/06/2018 19:20 - Atualizado em 13/06/2018 13:34
No último final de semana, o ciclista Afonso Celso Pacheco subiu outra vez ao lugar mais alto do pódio no Desafio São José de Anchieta, no Espírito Santo. Apesar de ser se sagrado pentacampeão da prova na categoria master C, ele não gostou de uma mudança no regulamento. Tudo porque a tradicional prova, organizada pela Federação de Ciclismo do Espírito Santo, foi rebaixada pela Confederação Brasileira de Ciclismo da cotação 4 para a 5, reduzindo de 40 para apenas 10 os pontos válidos pelo ranking nacional.
— Um dia antes da prova, fui informado por um amigo que ela tinha sido rebaixada para o nível 5, que atribui apenas 10 pontos, não mais 40, para o ranking nacional. Isto porque a Federação do Espírito Santo decidiu não arcar com os custos da arbitragem da CBC. Sendo assim, a prova foi rebaixada. Eu fui para lá pensando nos 40 pontos. Vou pensar ainda nas providências que devo tomar — disse Afonso, que é também diretor de ciclismo da Fundação Municipal dos Esportes (FME) de Campos dos Goytacazes.
Apesar do contratempo na distribuição dos pontos, Afonso elogiou a organização do evento.
— Independentemente disso, a prova já é tradicional, está em seu sétimo ano. Uma prova excelente, com mais de 500 atletas, mas a Federação pecou ao rebaixar sem aviso prévio a pontuação do ranking nacional de nível 4 para 5, prejudicando a mim e a todos que ali foram defender os seus pontos. Poderia estar acrescentando mais 40 pontos no ranking brasileiro. Porém, levo para casa míseros 10 pontos — lamentou o campista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS