Santuário salva vidas de animais
Mário Sérgio Júnior 19/05/2018 16:01 - Atualizado em 20/05/2018 11:10
Thaís Tostes - Santuário
Situada em Imburi, zona rural de São Francisco de Itabapoana, a Organização Não-Governamental (ONG) Santuário Salvando Vidas tem ajudado a resgatar e abrigar animais abandonados em vias públicas. Fundada há cerca de dois anos, a ONG já resgatou centenas de animas e atualmente abriga cerca de 500 bichos, entre cães, gatos, vacas, porcos, galinhas, patos, cabritos e ovelhas.
O Santuário Salvando Vidas surgiu quando seu fundador, o ativista vegano e crudívoro Camilo José, iniciou os resgates de animais vítimas de maus-tratos, violência e abandono. “Foram centenas de casos até hoje. A situação dos animais no mundo é tão triste que os resgates só aumentam. E o Santuário vai ampliando para tentar fazer o maior número possível de resgates”, comentou.
Os animais são cuidados exclusivamente pelos integrantes da ONG, que são três pessoas (incluindo seu fundador), em sistema totalmente voluntário. “O Santuário precisa de voluntários para limpeza de canis, banho dos animais, carinho em todos eles. A equipe dá conta de fazer tudo isso, mas fica sobrecarregada”, ressaltou Camilo.
Atualmente, o Santuário conta apenas com doações de pessoas para ajudar nos gastos com alimentação e outros cuidados com os bichos. No entanto, a maior providência vem de seu fundador.
— As maiores dificuldades que o Santuário enfrenta, hoje, é na manutenção de alimentação para os animais, porque apesar de muitas pessoas doarem, a quantidade de animais abandonados nas ruas e vítimas de violência não para de crescer, e a ONG é acionada no Brasil todo para resgatar animais cujo resgate foi negado pelo poder público e também por grupos intitulados como grupos de proteção e abrigos. O Santuário também precisa de ajuda para plantar uma área grande de capim, e sua irrigação, pois São Francisco tem um longo período de seca, e nesse período a quantidade de pasto para os animais diminui muito. A ONG também precisa de ajuda para outros itens de construção dos abrigos dos animais — destacou Camilo.
Quem quiser ajudar o Santuário Salvando Vidas pode ter acesso à ONG através do Facebook ou Instagram.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS