Festa do Divino atrai fiéis até domingo
17/05/2018 20:06 - Atualizado em 21/05/2018 16:47
A tradicional festa do Divino Espírito Santo, em São João da Barra, na sua 243ª edição, prossegue com missas na matriz do Padroeiro São João Batista, procissões e outras manifestações religiosas. As celebrações envolvem a paróquia do Padroeiro, irmandades, pastorais, grupos, movimentos e conta com apoio da Prefeitura.
Folia foi uma das atividades que animaram os fiéis
Folia foi uma das atividades que animaram os fiéis / Secom - SJB
A programação se intensifica no final de semana com a realização do IX Passeio Ciclístico do Divino, saindo às 15h da matriz de São João Batista e percorrendo as principais ruas da cidade de São João da Barra. Às 20h, tem missa solene da Vigília dos Pentecostes e, em seguida, será transladada a custódia do Divino Espírito Santo à residência da Imperatriz, onde permanecerá até o domingo.
Nesta quinta-feira (17) teve missa, às 18h. Já na última quarta (16), no sétimo dia da novena, além de missa, teve oração da Coroa do Divino e Benção do Santíssimo Sacramento. À noite aconteceu a saída da Folia do Divino, com participação de grupos da terceira idade, que percorreram as ruas da cidade e visitando as residências, ao som de sanfonas e pandeiros.
No domingo (20), às 5h, acontece a alvorada festiva e, às 9h, o cortejo do Imperador e da Imperatriz. Às 10h, missa solene e, ao término, distribuição de pães bentos. Às 18h tem missa dominical, seguida da procissão do Divino, percorrendo as ruas da cidade e, na sequência, sorteio do Imperador e da Imperatriz para 2019, entrega de brindes às crianças participantes do cortejo matutino e da procissão e encerramento dos festejos, com descida do mastro e queima de fogos.
As figuras do Imperador do Divino e da Imperatriz relembram o culto popular da Festa de Coroação do Imperador do Divino Espírito Santo, iniciado em Portugal pelo rei D. Diniz e pela rainha Isabel, durante o século XIV.
— A Festa do Divino Espírito Santo é uma das maiores e tradicionais festas religiosas e culturais de São João da Barra. A cidade é uma das poucas do estado do Rio, que mantêm viva a tradição deste festejo — destacou o coordenador municipal de Turismo, Gilwagner Miranda. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS