Saúde suspende uso de testes rápidos
25/05/2018 20:26 - Atualizado em 28/05/2018 14:31
A Prefeitura de Campos informou nesta sexta que, desde quinta-feira, o Centro de Referência de Doenças Imuno-Infecciosas (CRDI) não faz os testes rápidos para dengue, zika e chikungunya em quem apresentar os sintomas das doenças. A medida foi tomada após a Vigilância em Saúde constatar resultados contraditórios dos testes já nos primeiros dias de uso. O órgão solicitou a contraprova em laboratórios da rede contratualizada de amostras iguais e os testes do ministério da Saúde apontaram falso negativo.
Segundo a Prefeitura, durante os testes rápidos, as sorologias eram feitas paralelamente, portanto, ninguém ficou sem os resultados conclusivos, nos mesmos moldes dos que vinham sendo feitos anteriormente. “Entramos em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e informamos sobre o problema. Em resposta, eles nos comunicaram que poderíamos suspender os testes e manter a coleta de sorologias no tempo correto. Segundo o Ministério da Saúde, o fabricante dos testes rápidos deve ir ao Rio nos próximos dias para checar o que está acontecendo, já que outros municípios também relataram o mesmo problema”, ressaltou a subsecretária de Atenção Básica, Cintia Ferrini. Diante do caso, as sorologias serão realizadas apenas nas unidades da rede contratualizada.
Mutirão - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), supervisores de bairro e outros órgãos realizaram nesta sexta-feira o segundo mutirão de combate à dengue, zika, chikungunya e febre amarela. As ações aconteceram na Pecuária, São Clemente e nos Parques Dom Bosco e Corrientes. No dia 30, a ação será realizada no Jardim Carioca e nos Parques Vicente Dias, Santo Antônio e Niterói. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS