Uenf debate perda de poder do Estado
Jane Ribeiro 26/03/2018 21:43 - Atualizado em 27/03/2018 14:02
O Rio de Janeiro está “em lágrimas”. O Estado “perdeu o poder”. Perdeu em 1960 o poder de capital federal e hoje o poder diante da intervenção federal. Foi com esse tema que os palestrantes Laurent Vidal, da Université de la Rochelle, na França, e o professor Rafael Soares Gonçalves, do Departamento de Serviço Social PUC-Rio, falaram na palestra em comemoração aos 25 anos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O tema central foi “As lágrimas do Rio”, que relata a perda do poder do estado do Rio desde que a capital foi transferida para Brasília, em 1960, passando pelo pós Olímpico até os dias atuais.
Para o professor Laurent Vidal, o Rio vem perdendo poder há anos e é preciso saber o motivo que se perdeu e onde está esse poder: “A cidade perdeu o título de capital, a representação do Estado está aos poucos se perdendo, a representação do município também está se perdendo. Precisamos saber onde localizar o poder. Hoje vemos bem que a instituição que detém o poder não tem mais voz de decisão. É dever do cidadão resgatar o poder apoiado na Constituição”, disse.
Já o professor Rafael Soares Gonçalves, falou especificamente sobre a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas, que engloba e impacta na questão de segurança: “O cenário atual da cidade é muito complexo, precisamos repensar numa nova lógica de desenvolvimento. Não adianta intervenção federal se o Estado não é capaz de absorver e tomar decisões. É preciso um projeto novo para o Estado”, enfatizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS