Herbson assume direção da ACL
24/03/2018 14:45 - Atualizado em 28/03/2018 15:47
A Academia Campista de Letras (ACL), que em junho completará 79 anos, dará posse, nesta segunda-feira (26), à sua nova diretoria. A solenidade está marcada para começar às 19h e acontecerá na sede da ACL, localizada no Jardim São Benedito, no Centro. Na cerimônia, estarão presentes a nova e a antiga diretoria, além de acadêmicos, convidados, intelectuais e outras personalidades ligadas à cultura. O jornalista e poeta Herbson da Rocha Freitas será o novo presidente, em substituição ao professor e poeta Hélio Coelho. E Herbson, que, há mais de uma década, já presidiu a Academia, contou que são ótimas as expectativas.
— Este será o meu terceiro mandato. Há 13 anos eu ocupei a presidência e fui reeleito no ano seguinte, já que o mandato era de um ano. Foi um ótimo tempo e acho que cumpri à altura a minha missão. Tanto é que estou voltando agora, com chapa única, eleita sem contestações. Pretendo que continuemos este bonito trabalho que é feito na cidade. Vamos seguir fazendo o possível para o melhor da nossa cultura.
A solenidade começará às 19h com a formação da mesa principal, explicou Herbson.
— Depois, as personalidades locais que estiverem presentes serão convidadas. Em seguida, o atual presidente, Hélio Coelho, anunciando os nomes da nova diretoria, dará posse a esta e, após isso, usará da palavra para prestar contas. Em seguida, falará o presidente eleito, que sou eu. Finalizando a cerimônia, haverá números musicais e poéticos e, por último, um coquetel será servido a todos os presentes.
Além de Herbson da Rocha Freitas, a nova diretoria é formada por Vanda Terezinha Vasconcelos (primeira vice-presidente), Sandra Maria França Viana (segunda vice-presidente), Fernando da Silveira (primeiro secretário), Christiano Abelardo Fagundes de Freitas (segundo secretário), Welligton Paes (primeiro tesoureiro), Gláucio Corrêa Soares (segundo tesoureiro) e Sylvia Paes (diretor de patrimônio), além dos assessores culturais Vilmar Ferreira Rangel, Arlete Barrilha Sendra, Antônio Nunes dos Santos e Alberto Rosa Fioravanti, dos conselheiros fiscais Joel Maciel Soares e Levi de Azevedo Quaresma, e dos suplentes do conselho fiscal Sebastião José de Siqueira, Orávio de Campos Soares e Zilda Maria Wagner Coutinho.
Herbson da Rocha Freitas comentou, ainda, sobre a importância da ACL — que foi fundada em 21 de junho de 1939 e reúne figuras representativas para as artes e a cultura no município — para Campos e região.
— A ACL é conhecida como a casa do intelectual campista e vai completar seus 79 anos de existência. Ela, que foi fundada por intelectuais campistas à época, é muito relevante e vem procurando, da melhor maneira possível, divulgar e difundir a cultura na região campista.
Hélio Coelho, que foi eleito presidente da ACL em 2013, reeleito em 2015 e teve, em assembleia realizada no ano passado, seu mandato prorrogado até março de 2018, relatou que esse tempo à frente da Academia foi de pouco apoio e muita luta.
— Porém, com todas as dificuldades, creio que a ACL marcou uma presença significativa na vida cultural de Campos, abrindo suas portas para várias apresentações artísticas. Nesse tempo, sinto que cumpri o meu dever. Tenho certeza de que a diretoria eleita dará continuidade a esse trabalho que fizemos de abrir a academia para os estudantes, de fazer parcerias com diferentes setores da sociedade e abrir as portas da ACL para lançamentos de livros e apresentações. Tudo o que fizemos foi com muita luta e sacrifício, mas valeu a pena, porque quando trabalhamos pela cultura trabalhamos pela alma do povo — falou.
E o presidente que tomará posse disse que pretende continuar com o apoio à cultura da região.
— Tenho certeza que será ótimo o tempo que eu estiver à frente novamente da ACL. Meu propósito é, além de dar continuidade aos bons serviços prestados pela Academia, fazer ainda mais pela nossa cidade e região. Assumo a presidência da casa pela terceira vez simplesmente por gostar, por querer. Cada pessoa tem gosto por alguma coisa. O meu é pelas letras e pelas artes. Então, é mais uma batalha que enfrentaremos, com o propósito de fazer algo em favor à entidade e da nossa cultura — comentou Herbson.
Ainda segundo lembrou o jornalista e poeta, a ACL pode ter até cinco acadêmicos da região Norte e Noroeste Fluminense.
— A gente tem correspondentes de outras cidades, como Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna e São Fidélis. Esperamos receber mais acadêmicos de outras cidades para representação da nossa região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS