Escolas municipais reabrem e recebem ações após reunião com segurança pública
Matheus Berriel 26/03/2018 19:04 - Atualizado em 27/03/2018 13:59
Começou a ser colocado em prática o protocolo de ações traçado na última sexta-feira (23) por membros da Prefeitura e de órgãos de segurança pública de Campos, a respeito de possíveis ameaças a estudantes e professores de bairros de Guarus. Nesta segunda (26), o comandante da Guarda Civil Municipal, Fabiano Mariano, e outros representantes do Governo visitaram escolas no Parque Eldorado e na Codin, onde as aulas foram reiniciadas, algumas já na sexta, depois do fechamento nos dias anteriores.
—Houve um boato da própria população sobre ordem do tráfico, e o pessoal das escolas naturalmente se preservou. Mas, de sexta-feira até hoje, estamos rodando todas as escolas. Em todas está havendo aula normal. Colocamos guardas em algumas escolas, para diminuir a sensação de insegurança. Mas, não há nenhum reflexo negativo da comunidade para com as instituições escolares até o momento — disse o comandante da Guarda.
Durante as visitas desta segunda-feira, os representantes da Prefeitura estiveram no CIEP Professora Carmen Sylvia Carneiro e na escola municipal Branca Peçanha, ambas no Eldorado, e nas creches-escola Gilberto do Espírito Santo Amaral e Marthin Luther King, na Codin. Enquanto a reportagem da Folha da Manhã esteve nas duas últimas, foi observada realização de ronda policial em ruas próximas. Não estão mais nos postes as mensagens assinadas por supostos integrantes da facção Amigos dos Amigos (ADA), que haviam aparecido na semana passada.
—Já tínhamos as rondas da Polícia Militar e da Guarda. A diferença é que nós as intensificamos um pouco mais neste momento, para tentar entender qual é o reflexo. Às vezes, os boatos vêm, mensagens de celulares aparecem, ninguém sabe a origem e muitas vezes se inflama uma questão que nem aconteceu. Não estamos falando da segurança nestas localidades, das questões que acontecem extraescolares. Estamos falando da situação de instituições escolares. Muitas vezes, o reflexo é muito mais de qualquer mensagem do que propriamente de fato ocorrido — complementou o chefe da Guarda.
Embora, de modo geral, as aulas tenham transcorrido normalmente, há exceção. No CIEP Carmen Carneiro, foi possível observar cartazes informando aos alunos que dois professores faltaram e que uma terceira turma deveria aguardar substituição de professora. O segurança do local informou que era novo por lá e não soube dizer se as faltas dos professores ocorreram nesta segunda-feira ou se os cartazes eram antigos e não foram retirados. Em contato com a diretora da unidade, o segurança teria sido informado que esta participava de reunião e não podia atender a reportagem naquele momento. A Prefeitura foi questionada sobre o assunto, mas não se posicionou até o fechamento desta matéria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS