Jornada Cultural marca o sábado na Academia Campista de Letras
Dora Paula Paes 24/03/2018 17:10 - Atualizado em 27/03/2018 14:56
A Academia Campista de Letras (ACL) proporcionou um dia de efervescência da palavra com a I Jornada Cultural da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que começou por volta de 9h30, reuniu poetas e escritores em palestras, mesas de debates, além de apresentações com diferentes temas. Na parte da tarde, o evento foi aberto com mesa redonda sobre o tema “Literatura, Imprensa e Cultura”. O jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa e os professores Analice Martins, Adriano Moura e Orávio de Campos Soares trocaram impressões sobre a questão e debateram o passado, presente e futuro dessa tríade. O encontro atraiu pessoas de diferentes cidades do estado.
Aluysio Abreu Barbosa abriu o debate falando em “pauta”. Lembrou da parceria entre literatura e imprensa, uma relação que já foi grande, mas perdeu força com um novo modelo de jornalismo ditado, após a Segunda Guerra Mundial, pelos estadunidenses. Falou da parceria da ACL com a Folha Letras, uma página que sai toda sexta-feira na Folha Dois, da Folha da Manhã, sendo um espaço destinado à literatura. Segundo Hélio Coelho, presidente da ACL, são 60 páginas da ACL na Folha Letras, um feito positivo e importante para os segmentos literários.
O evento está dentro da programação do sesquicentenário de Nilo Peçanha e em comemoração à elevação de Campos à categoria de cidade, que é celebrada no dia 28 de março. De acordo com Hélio Coelho, o objetivo é fortalecer as academias de letras do estado do Rio de Janeiro. "Temos o intuito de fazer com que nossas academias cresçam em todos os sentidos. Queremos que haja uma aproximação maior entre elas. Convidamos membros de outras academias que são intelectuais e antenados às questões sociais, políticas e culturais. É preciso promover reuniões para que possamos trocar ideias e experiências culturais", afirmou.
O presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança, também marcou presença na sede da ACL de Campos. Ele elogiou a estrutura do local e disse que está muito satisfeito em ter vindo. "Estou gostando muito. As pessoas daqui são muito acolhedoras, muito simpáticas. Está tudo muito bem organizado. Os membros das academias estão de parabéns por marcar presença. É sempre bom nos unirmos e promovermos encontros deste tipo para que possamos ampliar nossos conhecimentos", comentou.
Às 10h30, foi realizada uma apresentação sobre o sesquicentenário de Nilo Peçanha. Já às 11h, aconteceu uma mesa com o tema Educação, Cultura e Ética.
A Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro terá quatro realizações neste ano. Campos é a primeira cidade a receber o acontecimento. Ainda em 2018, estão previstos para acontecer os encontros também em Cambuci, Petrópolis e Nova Friburgo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS